O senador Nelson Trad Filho (PSD-MS), que integra comitiva brasileira no Líbano, embarcou de volta ao Brasil no início da tarde desta sexta-feira (14). Grupo brasileiro levou ajuda humanitária ao país, que teve a capital Beirute arrasada na semana passada durante em porto.

Em vídeo postado nas redes sociais, Nelsinho afirmou que deixou a cidade de seus antepassados com sentimento de “dever cumprido”, apesar de toda destruição causada na cidade

O senador também ressaltou a garra do povo libanês, que é conhecido como a “fênix do Oriente”. Confira abaixo o vídeo:

 

Comitiva

A comitiva da qual Nelsinho Trad faz parte também é composta pelo (MDB), que teve de pedir autorização à Justiça para deixar o país. Isso porque, após deixar a presidência da República, no início de 2019, ele teve a prisão decretada duas vezes e virou alvo de vários processos em Rio de Janeiro e São Paulo

Alem de Temer e Trad, participam da missão o senador Luiz Pastore, o secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Flávio Viana Rocha, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

Dois aviões da FAB partem ao Líbano com ventiladores pulmonares, máscaras cirúrgicas, kits de primeiros-socorros e material de construção, além de ao menos 500 cestas básicas e meia tonelada de medicamentos e equipamentos doados pela Câmara de Comércio Brasil-Líbano. A comitiva chefiada por Temer leva também equipe médica com 16 profissionais.

Na última semana, uma explosão ocasionada por resíduos químicos como nitrato de amônia avassalaram Beirute, agravando a crise enfrentada no Líbano. Ceca de 200 pessoas morreram e outras 6 mil ficaram feridas. Parte da cidade ficou destruída.