Fidelização nos contratos de prestação de serviços pode ser proibida em MS
A prática de fidelizar contratos de prestação de serviços em Mato Grosso do Sul, pode ser proibida caso projeto de lei seja aprovado pelos deputados estaduais. Coronel David (sem partido) apresentou a proposta que proíbe a fidelização, normalmente de 12 meses, sob pena de cobrança de multa quando do encerramento do vínculo contratual pelo consumidor […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A prática de fidelizar contratos de prestação de serviços em Mato Grosso do Sul, pode ser proibida caso projeto de lei seja aprovado pelos deputados estaduais.
Coronel David (sem partido) apresentou a proposta que proíbe a fidelização, normalmente de 12 meses, sob pena de cobrança de multa quando do encerramento do vínculo contratual pelo consumidor no curso do prazo fixado.
Segundo o texto, nas hipóteses de comercialização dos serviços regulados em legislação própria, as empresas ficam obrigadas a informar o fim do prazo de fidelização nas faturas mensais.
Portanto, o descumprimento desta lei, sujeita os responsáveis ao pagamento de multa nos termos do Código de Defesa do Consumidor.
Na justificativa apresentada por Coronel David, ele cita as empresas de televisão e internet como exemplo de contratos fidelizados. “A estipulação nos contratos de adesão do chamado prazo de fidelização nada mais é do que uma forma encontrada pelas prestadoras desse serviço de aprisionar o consumidor que, descontente com a baixa qualidade do serviço ou incapaz de suportar os altos preços cobrados, quer extinguir o vínculo contratual e, ao tentar fazê-lo, se vê tolhido e inibido de levar a cabo tal vontade ante os altos preços cobrados a título de multa de fidelização”.
Contudo, a proposta ainda precisa passar pelo crivo da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) para depois ir à votação em plenário.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Você também pesquisou isso? Principais buscas do Google escancaram um 2024 peculiar
Que 2024 foi esse? Buscas mais realizadas no Google montam um panorama do interesse coletivo dos brasileiros este ano
Após pedido de cassação, Ministério aponta irregularidades em contas de prefeito eleito em Nova Andradina
Anteriormente, TRE-MS emitiu parecer técnico pela aprovação de contas
ISMAC promove Festival de Judô como parte da programação do Mês Social do Cego
Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos possui uma das principais equipes de judô paralímpico do País, com três atletas na seleção brasileira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.