Pular para o conteúdo
Política

Ativistas alertam deputados sobre Projeto de Reinaldo para desmatar Parque dos Poderes

O grupo que visa impedir o desmatamento de áreas dentro do Parque dos Poderes se reuniu nesta terça-feira (4) com deputados estaduais para buscar uma forma de barrar a situação, encabeçada pelo Governo do Estado, e alertar para os problemas de enchentes e até aumento de temperatura que a cidade pode sofrer como consequência desse […]
Arquivo -
(Divulgação
(Divulgação

O grupo que visa impedir o desmatamento de áreas dentro do Parque dos Poderes se reuniu nesta terça-feira (4) com deputados estaduais para buscar uma forma de barrar a situação, encabeçada pelo Governo do Estado, e alertar para os problemas de enchentes e até aumento de temperatura que a cidade pode sofrer como consequência desse desmate.

A intenção do governador é ampliar o total de vagas de estacionamento já existente, o que na opinião de ambientalistas e demais defensores do meio ambiente, vai na contramão do que é visto pelo mundo, onde o transporte coletivo ou sustentável está ganhando prioridade diante do transporte individual à combustão.

“Nosso objetivo foi sensibilizar os deputados para que eles conversem com seus colegas e revoguem os trechos do artigo 6º da lei 5.237/18, que cria o Complexo do Parque dos Poderes”, diz a coordenadora do Advogados pela Democracia, Giselle Marques.

A advogada frisa que a lei diz ser de proteção e a maioria do texto vai nesse sentido, mas uma parte dele autoriza o desmatamento do Parque dos Poderes. “Essa lei dá suporte para o Governo fazer o desmatamento. Nossa tentativa é sensibilizar os parlamentares para revisar esses trechos. Se isso acontecer, o Parque estará protegido”.

Participaram do encontro os deputados Lucas de Lima (SD), Capitão Contar (PSL), Pedro Kemp (PT) e (PT). Felipe Orro (PSDB) também foi convidado, mas não compareceu, diz Giselle. “Eles se comprometeram a conversar com os demais deputados e devem construir um entendimento sobre isso, apresentando projeto com essa demanda”, conta.

Problemas podem aumentar e refletir diretamente na população

Um dos problemas que pode afetar com o desmatamento da vegetação nativa da região, apontam laudos apresentados pelo SOS Parque dos Poderes, é a criação de bolsões de calor na cidade, aumento consideravelmente a temperatura em toda ela.

Ativistas alertam deputados sobre Projeto de Reinaldo para desmatar Parque dos Poderes
Deputados e grupo de ativistas reunidos na Assembleia Legislativa (Divulgação)

Outra situação são as enchentes, que devem se agravar em Campo Grande, especialmente no entorno da região do Prosa, atingindo em cheio a avenida Nelly Martins, conhecida como Via Parque, e que no início da década já passou por grandes transtornos nesse sentido.

Além disso, o assoreamento do Parque das Nações Indígenas, problema que ainda está sendo solucionado, deve se agravar caso haja mais desmatamento nas áreas de preservação do Parque dos Poderes, conforme planeja a gestão de Reinaldo.

Atualmente, a questão está judicializada e também é alvo de acompanhamento pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que já ingressou com ação e até conseguiu uma liminar impedindo a gestão estadual de executar tais projetos, mas a mesma foi derrubada pelo (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

O ‘pequeno caos ambiental’ na cidade também afetaria a fauna que existe no local onde ocorrerá o desmatamento, podendo chegar a níveis irreversíveis ou de reversão muito difícil. O mesmo grupo que se encontrou com os deputados também propôs o tombamento de todo o Parque dos Poderes, procedimento que está em tramite.

Ato de conscientização no Centro

Paralelamente ao trabalho com visitas aos deputados e ações judiciais, o grupo também tenta conscientizar a população sobre o que está acontecendo na cidade atualmente e o quanto tais mudanças podem prejudicar a todos em breve.

No sábado (1), foi realizado um evento na esquina da rua Barão do Rio Branco com a rua 14 de Julho, no Centro de Campo Grande, e que abordou justamente essa questão. Já para o próximo sábado (8), está previsto outro encontro no mesmo local, a partir das 10h. O ‘Ato em Defesa do Parque dos Poderes’ contará também com várias atrações musicais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alckmin vai liderar grupo com empresários contra tarifa de Trump

Motociclista sofre traumatismo craniano ao bater em saveiro na cidade de Três Lagoas

Colisão entre motocicletas deixa idoso gravemente ferido em Dourados

Adolescente de 14 anos agride primo com porrete cravejado de pregos em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

MS tem um dos maiores percentuais de diabéticos no país

Com investimento de 142 milhões, Brasil voltará a fabricar insulina 100% nacional

Últimas Notícias

Esportes

Equador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América

Resultado deixa equipes na liderança do Grupo A da competição

Polícia

Homem é preso arremessando drogas e celulares em presídio de Campo Grande

Suspeito disse que receberia R$ 500 pelo 'serviço'

Polícia

Ao ajudar oficial de Justiça, Polícia Militar encontra mais de 600kg de droga no Jardim Tarumã

Os policiais foram prestar apoio em uma reintegração de posse de um imóvel, mas a ação acabou em tráfico

Conteúdo de Marca

Os 10 jogos mais vendidos do Nintendo Switch na história

ocê sabe quais são os jogos mais vendidos do Nintendo Switch?