Enquanto autoridades de saúde fazem apelo para que os sul-mato-grossenses permaneçam em casa respeitando o , pré-candidato à prefeitura de organizou uma reunião entre mulheres na manhã deste sábado (9). O Jornal Midiamax flagrou o encontro, onde aproximadamente 26 pessoas se aglomeraram sem respeitar nem a distância entre si tão recomendada pelas autoridades.

Além do desrespeito aos apelos, alguns até emocionados como o do secretário estadual de saúde, , nesta sexta-feira (9), a reunião promovida por Marcelo Miglioli (Solidariedade) afronta decreto municipal publicado em 19 de março e que proíbe aglomerações de 20 pessoas ou mais.

O encontro foi promovido em uma residência localizada na Rua Antônio Maria Coelho, e que deve funcionar como comitê de campanha de Miglioli. O grupo de mulheres se reuniu em uma varanda da casa. As participantes do encontro estavam sentadas em cadeiras, e nenhuma delas, como constatou a reportagem, estava a 1,5 metro de distância, o que é recomendado pelas autoridades, e pelo menos uma pessoa não utilizava máscara no local.

No discurso feito às mulheres, o pré-candidato relembrou que participa de campanhas eleitorais desde 2010 e que o encontro, segundo o próprio Miglioli e integrantes do partido, tinha como objetivo reunir e orientar as mulheres que serão pré-candidatas nas próximas eleições pelo partido. Em nenhum momento, durante o discurso do pré-candidato, a pandemia e os riscos de aglomeração para não disseminar o novo foram citados.

Ao fim da reunião, Miglioli disse ao Jornal Midiamax que além de discutir sobre o projeto que ele trará para a Capital em sua campanha, o encontro foi uma espécie de workshop para as pré-candidatas, que em maioria disputarão cadeiras públicas pela primeira vez.

Em relação à aglomeração, o pré-candidato negou que estava descumprindo qualquer regra porque tomou as medidas de proteção e escolheu um local aberto para a realização do encontro. “Estamos tomando todos os cuidados, máscara, álcool em gel, distanciamento. Nós decidimos dividir o encontro entre mulheres e homens para reunir menos pessoas, não vejo problema aqui”, afirmou.

Sobre o decreto municipal que veta realização de eventos com mais de 20 pessoas, Miglioli disse não concordar com algumas decisões administrativas do município, mas garantiu que não está descumprindo qualquer norma, mesmo com o número de participantes além do permitido. “Não estou burlando, estamos fazendo evento em um espaço desse, aberto, não quero entrar nessa questão da prefeitura”, concluiu.

Em plena pandemia, pré-candidato a prefeito reúne mulheres para discutir campanha eleitoral
Foto: Ranziel Oliveira, Midiamax)