Um dia após saltar de apenas um para cinco casos confirmados do novo , o Governo do Estado anunciou agenda pública para lançamento de obras no município. O evento, marcado para as 9h de quinta-feira (02), será realizado em região de acesso a aldeia indígena situada próxima ao Distrito de Taunay.

A solenidade, que teve convite em nome do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) compartilhado em redes sociais, deve reunir prefeitos, vereadores, autoridades e lideranças da região. Em todo o País, a preocupação com contaminação pela em aldeias é grande, principalmente em razão da falta de condições que assegurem as medidas preventivas necessárias.

Conforme a assessoria de imprensa do Governo do Estado, equipe que irá estar presente do evento deve se deslocar em veículo pela BR-262, mas a presença do governador ainda não está confirmada. A obra a ser lançada é a implantação do segmento da rodovia MS-442, no trecho do entroncamento da BR-262 até o distrito. Foi informado ainda que a agenda é´organizada pela prefeitura.

O prefeito Odilon Ribeiro (PSDB) comemorou o início das obras e informou que elas devem beneficiar cerca de 7 mil pessoas. Mas, afirmou que o evento marcado para comemorar o início dos trabalhos, já com maquinário no local, foi agendado pelo Governo do Estado. “Estamos tentando não mobilizar e fazer com a menor possível, mas vão vereadores, prefeitos, motoristas”, admitiu.

Para mitigar os danos, equipe de saúde da prefeitura estará no local higienizando as mãos, entregando máscaras a quem não estiver usando e garantindo o cumprimento das medidas de segurança. A estrutura deverá ser montada próxima à BR-262, a 11 quilômetros do distrito de Taunay, na região de acesso à aldeia indígena. “Vai ser muito rápido, a gente vai fazer no maior nível de prevenção possível”, assegurou o prefeito.

Bebê e mais 4 casos confirmados

Na terça-feira (30), a prefeitura de Aquidauana fez apelo pelas redes sociais pedindo à população que contribua com as medidas de distanciamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus. Depois de 9 dias com apenas um caso, outros casos novos pacientes tiveram testes confirmados para a infecção.

Um dos casos é de um bebê transferido para Campo Grande, que testou positivo no 6º dia de internação. A mãe também está contaminada e ambos receberam alta na  terça-feira (30) e deverão cumprir isolamento domiciliar no município.

Os outros dois casos são de pai e filha, que tiveram contato com paciente positivo de Anastácio. Ambos cumprem isolamento familiar e estão sendo monitorados pela vigilância epidemiológica. O isolamento deles deve se encerrar na quarta-feira (1º).