Durante sua passagem por Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (18), o presidente (Sem partido) vai plantar árvore pau-brasil em , cidade onde serviu no Grupo de Artilharia de Campanha, de 1979 a 1981. Agora, o chefe da nação está em Corumbá, onde inaugura a Estação de , no aeroporto da cidade.

Em seguida, Bolsonaro segue para um almoço e, por volta das 13h50, chega em , onde sairá para uma atividade privada, segundo informações oficiais. Ele ainda terá agenda em Nioaque, às 15h10,, no 9º GAC – Grupo Major Cantuária. Será no bosque do local que o presidente plantará a árvore e assinará o Livro de Honra.

Esta é a primeira vez que Jair vem ao Estado depois da eleição de 2018. Agora, o chefe da nação acaba de desembarcar em Corumbá, onde faz a primeira agenda, ao lado do governador Reinaldo Azambuja (), dos senadores Nelsinho Trad (PSD), (PSL), e dos deputados federais (PSDB) e (PSL).

Monitoramento

De acordo com o Governo de Mato Grosso do Sul, o radar que será inaugurado na região de fronteira vai reforçar o sistema de monitoramento da Força Aérea Brasileira, para reprimir tráfico aéreo. O equipamento possui dois radares (LP23SST-NG, primário e, secundário, RSM97OS) para controlar o espaço com melhor cobertura em baixas altitudes para identificação de presença de aeronaves não autorizadas com cargas ilícitas, no território brasileiro.

A estrutura é fruto de parceira entre a FAB e a empresa Omnisys, subsidiária do Grupo Thales no Brasil que, segundo o Executivo estadual, deve instalar sistemas de vigilância em Porto Murtinho e Ponta Porã. Os locais foram escolhidos devido ao número de aeronaves observadas entrando no Brasil de  maneira irregular pela região.

São R$ 127 milhões por três sistemas adquiridos pela Força Aérea Brasileira. Os sistemas abrangem raio de alcance de 463 milhas