Política

ELEIÇÕES 2020: Germino Roz é eleito prefeito de Batayporã com 58,83% dos votos

A cidade de Batayporã, distante 308 quilômetros de Campo Grande, elegeu Germino Roz (PSDB) para comandar a prefeitura da cidade por 4 anos. Com a eleição conquistada com 58,83% dos votos, Germino tem como vice Cacildo Paião, também do PSDB. Na disputa com o novo prefeito estavam o atual prefeito Jorge Takahashi (MDB), Elio Coelho, […]

Aliny Mary Dias Publicado em 15/11/2020, às 21h51 - Atualizado às 22h34

Germino Roz é eleito prefeito de Rio Negro (Foto: Divulgacand)
Germino Roz é eleito prefeito de Rio Negro (Foto: Divulgacand) - Germino Roz é eleito prefeito de Rio Negro (Foto: Divulgacand)

A cidade de Batayporã, distante 308 quilômetros de Campo Grande, elegeu Germino Roz (PSDB) para comandar a prefeitura da cidade por 4 anos. Com a eleição conquistada com 58,83% dos votos, Germino tem como vice Cacildo Paião, também do PSDB.

Na disputa com o novo prefeito estavam o atual prefeito Jorge Takahashi (MDB), Elio Coelho, o Mineiro (PL) e Rodrigo Assecon (Republicanos).

O placar final da eleição na cidade ficou assim: Germino com 3.517 votos, Jorge com 1.426 votos, Rodrigo com 772 votos e Mineiro com 263 votos. Ao todos, 6.223 eleitores foram às urnas, destes, 63 votaram em branco e 182 decidiram anular o voto.

De acordo com os números do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 8.066 mil eleitores estavam aptos a votar no município. Na evolução do eleitorado monitorada pela Justiça Eleitoral, neste ano Batayporã teve menos eleitores aptos do que nas eleições municipais de 2016. Há 4 anos, eram 8.897 eleitores aptos para ir às urnas.

Oposição, Germino vence em sua segunda disputa

Vereador da cidade por quatro anos, Germino Roz foi responsável por tirar a hegemonia do MDB que comandava a cidade por mais de três décadas. As últimas pesquisas feitas na cidade apontavam que o candidato venceria a disputa com mais de 40% da escolha dos eleitores.

Durante as convenções, o PSDB garantiu apoio do PSD, PTB, PODEMOS, PT e o PTB. Como vice na chapa de Roz foi escolhido o também vereador e empresário Cacildo Paião, do PSD, que agora assume a vice-prefeitura da cidade.

Nascido em Batayporã, Germino disputou sua segunda concorrência nas urnas. A primeira ocorreu em 2016, quando foi eleito vereador pelo PR. Em seu primeiro mandato na Câmara de Batayporã, Germino foi a principal figura da oposição contra a atual gestão do MDB na cidade. 

Jornal Midiamax