Pular para o conteúdo
Política

Eleição da Mesa Diretora da Alems acontece na próxima quinta-feira

A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) realizará, na próxima quinta-feira (10), a eleição da Mesa Diretora da Casa. A eleição será a partir das 9h, mas Casa de Leis continua fechada ao público devido às medidas para evitar a propagação de Covid-19, com a votação sendo transmitida ao vivo pelos canais de […]
Arquivo -

A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) realizará, na próxima quinta-feira (10), a eleição da Mesa Diretora da Casa. A eleição será a partir das 9h, mas Casa de Leis continua fechada ao público devido às medidas para evitar a propagação de , com a votação sendo transmitida ao vivo pelos canais de comunicação oficiais.

De acordo com o Regimento Interno, a eleição dos membros da Mesa Diretora é feita por votação nominal e aberta, considerando-se eleita a chapa ou o candidato individual ou avulso que obtiver a maioria absoluta dos votos, e que cumprirá mandato de dois anos.

Como o Jornal Midiamax havia adiantado, a composição deve-se manter a mesma de atualmente. Paulo Corrêa (PSDB) é o presidente e (MDB) ocupa o cargo de 1º vice-presidente.

Antonio Vaz (Republicanos) e Neno Razuk (PTB) são os 3º e 2º vice-presidentes, respectivamente. Zé Teixeira (DEM), (Solidariedade) e Pedro Kemp (PT) estão na 1ª, 2ª e 3ª secretarias, respectivamente.

Entre os requisitos para a realização da votação, está a presença da maioria dos deputados. Composta por presidência e secretaria, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul tem a competência para a direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da instituição.

Avaliação dos deputados

Na avaliação do líder do governo, deputado Gerson Claro (PP), a tendência é que se mantenha como está. “Houve um movimento de alguns deputados, mas acabaram desistindo”, relatou.

Zé Teixeira disse que só irá tentar a reeleição se houver consenso. “Se acharem que meu trabalho está bom, continuarei. Agora se for para ter briga, estou fora”, garantiu.

Para o democrata, Corrêa deve mesmo ser reeleito. “O Paulo vem fazendo um trabalho extraordinário, é um parceiro que procura atender a todos”, disse Teixeira.

Líder do PSDB, Rinaldo Modesto acredita também em consenso. “Não deve ter disputa, mas como é uma eleição dinâmica, pode haver disputa”, avalia. Mas para o tucano, o histórico da Alems é que normalmente há acordo.

Escolha da data

Quando a eleição da Mesa Diretora é realizada no curso da legislatura, início da terceira e quarta sessões legislativas, como neste ano, de acordo com o artigo 20 do Regimento Interno, o prazo para a eleição é até a antepenúltima sessão ordinária da segunda sessão legislativa.

Como a última sessão ordinária do ano será dia 17 de dezembro neste ano, o prazo para eleição da Mesa Diretora é até o dia 15 de dezembro de 2020. Obedecendo a essa norma sobre o prazo máximo, os deputados decidiram, na sessão ordinária do dia 20 de outubro de 2020, que realizariam a eleição da Mesa Diretora no dia 10 de dezembro de 2020.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre Paul Mario Day, primeiro vocalista do Iron Maiden, aos 69 anos

maternidade pac união

União altera PAC e maternidade de Dourados vai para Corumbá

Condenado por furto qualificado e corrupção de menores é preso em Dourados

Corte no salário do prefeito de Naviraí afeta médicos e ultrassonografias

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Prefeita anuncia mais cortes de gastos em secretarias de Campo Grande

Abram as janelas: Fumacê percorre três bairros de Campo Grande nesta quarta-feira

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Tradição na cidade, feira de bairro vai sortear surpresas para os papais presentes

Evento celebrará o Dia dos Pais antecipado este fim de semana em Campo Grande

Publieditorial

Empreendedorismo: Dakila quer alavancar os negócios na antiga rodoviária de Campo Grande

Por Rogério Alexandre Zanetti

Cotidiano

Prefeitura de Dourados e PRF unem forças para formação de motoristas do transporte escolar

O curso visa capacitar os profissionais que atuam no transporte de 3.900 estudantes

Emprego e Concurso

De marketing a administração, Sejuv abre vagas para cursos gratuitos em Campo Grande

As vagas abrangem os cursos de extensão de cílios, auxiliar administrativo e fundamentos do marketing