Pular para o conteúdo
Política

Em plena pandemia, Iunes aprova projeto e cria 41 cargos na Prefeitura de Corumbá

A Câmara de vereadores de Corumbá, cidade distante 440 quilômetros de Campo Grande, aprovou na segunda-feira (11) projeto assinado pelo prefeito Marcelo Iunes (PSDB) para criar 41 cargos comissionados, apesar da maioria dos municípios brasileiros estar cortando gastos com a pandemia do novo coronavírus, a Covid-19, que assola os países pelo mundo. A proposta que […]
Arquivo -

A Câmara de vereadores de , cidade distante 440 quilômetros de , aprovou na segunda-feira (11) projeto assinado pelo prefeito (PSDB) para criar 41 cargos comissionados, apesar da maioria dos municípios brasileiros estar cortando gastos com a pandemia do novo coronavírus, a , que assola os países pelo mundo.

A proposta que visa criar 20 cargos de Gerente, com salários de DAG-04; 6 de Assessor-Executivo II, com DAG-03; 6 de Assessor Técnico-Jurídico e 8 cargos de Coordenador, com DAG-05, além de 1 cargo de Assessor de Comunicação Institucional, com DAG-03, foi aprovada pelos vereadores na segunda.

Nesta terça (12), o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Façanha, que migrou do MDB para o PSDB em março deste ano, explicou que os cargos teriam sido criados para ‘corrigir situações dentro da administração’.

Em plena pandemia, Iunes aprova projeto e cria 41 cargos na Prefeitura de Corumbá“Um exemplo foi na assessoria de comunicação. O João Luiz é o assessor, mas estava em outro cargo, pois o cargo de assessor de comunicação social havia sido extinto. Votamos para regulamentar os cargos das autarquias, pois haviam os organogramas prontos, e não tinham os cargos, e se notarem no site da transparência, o prefeito só esse mês já despediu 20 comissionados puros, pois abaixou a folha salarial e assim mesmo teve que demitir”, justificou.

Segundo o presidente, os cargos de direção e controle vinham sendo preenchidos por outros cargos sem a nomenclatura que o cargo requeria e também há o compromisso do prefeito Marcelo Iunes em não nomear ninguém neste ano. “O prefeito preparou os cargos para uma futura nomeação. Para o próximo prefeito”, disse.

Em resposta à reportagem, a prefeitura também afirmou que não se trata de novos cargos, mas da correção de uma ‘falha’ anteriormente existente. Confira a íntegra da nota da administração sobre o caso:

A medida visa regularizar os cargos ocupados nas Fundações e Autarquias, os quais foram delegados, pelo ex-prefeito de Oliveira, as competência para emissão de atos de pessoal, por meio do Decreto Nº 1.739, DE 12 DE JANEIRO DE 2017.

Porém, à época o falecido prefeito não dispôs o quantitativo que cada unidade teria para nomeação de cargos comissionados. Portanto, levando em consideração o organograma de cada unidade, foi feita a disposição dos cargos, conforme preconiza a legislação municipal.

Com o projeto encaminhado à Câmara, a Prefeitura está corrigindo essa falha. Importante destacar que não são “novos cargos”, mas sim a adequação dos que já existem atualmente, não havendo portanto mais despesas para o Executivo.

Atualizada às 15h14 para acréscimo do posicionamento da administração municipal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usina de açúcar e álcool oferta vagas de emprego em Aparecida do Taboado

LISTA: Governo federal doa tratores para 12 cidades de Mato Grosso do Sul

Anvisa determina recolhimento de medidor de glicose e interdição de tiras para teste

Mulher que postou vídeo de CEO no show do Coldplay se manifesta após polêmica

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Oposição classifica de arbitrárias medidas cautelares contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Mundo

Trump volta a ameaçar Brics com tarifa de 10% e diz que não permitirá perda de valor do dólar

Trump ainda ameaçou o grupo afirmando que se a união dos países crescerem mais, deve acabar de maneira rápida

Trânsito

Caminhão caiu em ribanceira após pegar fogo na BR-163 em Campo Grande

Veículo transportava cortes de carne e ficou destruído após o incêndio entre Jaraguari e Campo Grande

Mundo

Israel: sirenes são acionadas em várias regiões do país após míssil lançado do Iêmen

Nas redes sociais, autoridades alertam quem o sistema de defesa de Israel interceptou um míssil

Política

‘Tempos sombrios’: Coronel David critica operação da Polícia Federal contra Bolsonaro

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisará usar tornozeleira eletrônica e cumprir outras medidas cautelares, como toque de recolher