Pular para o conteúdo
Política

Deputados federais de MS aprovam adiar Enem para evitar desigualdade entre alunos

Evitar que sejam acentuadas as desigualdades entre estudantes é o principal argumento usado por deputados federais sul-mato-grossenses ao aprovarem o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em função da pandemia do novo coronavírus. A medida foi anunciada pelo Inep nesta quarta-feira (20), com a previsão de que a aplicação das provas seja prorrogada por […]
Arquivo -
Foto: Reprodução/ EBC
Foto: Reprodução/ EBC

Evitar que sejam acentuadas as desigualdades entre estudantes é o principal argumento usado por deputados federais sul-mato-grossenses ao aprovarem o adiamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em função da pandemia do novo coronavírus. A medida foi anunciada pelo Inep nesta quarta-feira (20), com a previsão de que a aplicação das provas seja prorrogada por prazo estimado de 30 a 60 dias em relação ao calendário inicial.

A prova tradicional estava prevista para os dias 1º e 8 de novembro e a edição deste ano contaria, pela primeira vez, com o exame na versão digital, nos dias 22 e 29 de novembro. Seis dos oito deputados federais de MS já se manifestaram favoráveis ao adiamento. Já Loester Trutis (PSL) e (PSL) não responderam aos questionamentos da reportagem.

Para Rose Modesto (), os alunos que não têm acesso ao conteúdo por estarem fora da sala de aula realizariam o exame em condições desfavoráveis caso não houvesse prorrogação. “Nós temos mais de 40% das residências que não tem acesso à internet, computador. Na área rural esse número aumenta para 53%”, observou Rose. Os tucanos Beto Pereira (PSDB) e Bia Cavassa (PSDB) também disseram serem favoráveis à extensão do prazo. 

Dagoberto Nogueira (PDT) disse ter defendido o adiamento na Câmara dos Deputados justamente pelo mesmo motivo: a dificuldade de conexão para alguns dos estudantes. De acordo com ele, se não fosse adiada a aplicação das provas, o exame iria ‘prejudicar os alunos com menos condições financeiras e estruturais’.

Para (PSD), a medida foi a mais adequada para minimizar o desequilíbrio entre os alunos das várias classes sociais. “A pandemia é igualitária no contágio, mas profundamente desigual no tratamento. E isso não só na saúde médico-hospitalar, mas em outros setores, dentre os quais, a educação na qual se viu a exclusão de milhões de alunos pobres do convívio escolar e do acesso aos recursos tecnológicos amplamente disponíveis aos alunos com melhores condições”, ressaltou. 

O petista Vander Loubet usou as redes sociais para comemorar que a pressão dos estudantes de escolas públicas – que encabeçaram a campanha #adiaenem – surtiu efeito. “Resta agora cobrar que seja definida uma data que permita aos estudantes se prepararem devidamente. Por isso, a mobilização precisa continuar”, defendeu. 

Enquete

Em nota divulgada nesta quarta-feira (20), o Inep informou que fará enquete com os inscritos para definir nova data para as provas. A consulta será feita por meio da página do participante. A medida, entretanto, não deve alterar o prazo de inscrição, que se encerra às 23h59 de sexta-feira (22).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional