Deputados federais de declararam nesta quarta-feira (22) verem com preocupação ou apenas como participação, divergindo de opiniões, acerca da presença do presidente Jair Bolsonaro em atos pró-regime militar neste final de semana.

A deputada Rose Modesto () disse que preferia acreditar na declaração do dia seguinte do presidente à imprensa. “Prefiro acreditar nas palavras do próprio presidente, onde disse respeitar as instituições e ser defensor da democracia”, comentou.

Dagoberto Nogueira (PDT) afirmou que a declaração serve apenas para o presidente chamar a atenção. “O Bolsonaro quer manter esse populismo, esses 30% que ainda acreditam nele. Porque tem muita gente inteligente que votou nele e que começa a perceber a pessoa que ele é. Então, ele tenta segurar esses com mais dificuldade de raciocínio”, criticou.

(PSD) disse que a atitude do presidente em estimular a aglomeração é inconsequente e nociva. “Não é um exemplo digno de chefe de estado. Nenhum líder do mundo está fazendo isso”.

Sobre Roberto Jefferson defender o presidente e ser republicado por Bolsonaro, os deputados criticaram duramente a manifestação. “Jefferson é o maior bandido da história recente do Brasil, preso condenado, que roubou a pátria e se meteu em todo tipo de escândalo. O povo precisa ter memória. Quem não conhece ainda acreditam mas seu não', disse Dagoberto.

“O Roberto Jefferson está mais por fora que cotovelo de caminhoneiro. Está criando uma narrativa bizarra que serve apenas para empurrar o presidente para o isolamento e assim ficar mais vulnerável ao toma-lá-dá-cá do centrão”, apontou Trad.