Pular para o conteúdo
Política

Deputados de MS destacam falta de investimento federal após execução de jornalista

Os deputados da Assembleia Legislativa Estadual aprovaram nesta quinta-feira (13) uma moção de pesar à família do jornalista Léo Veras, executado na noite do dia 12 em casa. Os parlamentares também destacaram durante a sessão a falta de investimentos do governo federal em segurança na fronteira do Brasil com o Paraguai, território dominado pelo narcotráfico. […]
Arquivo -
(Luciana Nassar
(Luciana Nassar

Os deputados da Assembleia Legislativa Estadual aprovaram nesta quinta-feira (13) uma moção de pesar à família do jornalista , executado na noite do dia 12 em casa. Os parlamentares também destacaram durante a sessão a falta de investimentos do governo federal em segurança na fronteira do Brasil com o Paraguai, território dominado pelo narcotráfico.

“É uma morte simbólica, para mostrar ao Brasil que a fronteira precisa de atenção de todos e para que tenhamos uma estrutura policial maior da União. A fronteira é um passaporte para a criminalidade”, disse o deputado Coronel David (PSL).

Sem a ativação de toda a estrutura do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras) desde 2008, quando foi concebido pelo Exército Brasileiro, fica sem uma importante arma tecnológica para combater o narcotráfico, destacou David.

Renato Câmara (DB) também afirmou que as mortes que ocorrem pelo narcotráfico não devem ser entendidas como ‘naturais da região de fronteira’. “Não se ouve mais falar no Sisfron. Trouxeram o Jungmann [Raul Jungmann, ministro da Defesa durante o governo Temer] para dar explicações sobre o Sistema, mas não precisamos de conhecimento sobre sim, e sim da ativação”.

Se estivesse implementado, o Sisfron evitaria a ‘quantidade absurda de crimes’, destacou o parlamentar. “São vários equipamentos, radares, que farão a integração entre Exército e polícia. É necessário retomar esse investimento porque a solução pode estar aí”.

Lídio Lopes (Patri) comentou que a morte de Jorge Rafaat aumentou a criminalidade em busca de lideranças para o controle do narcotráfico na região e que é dever da União se empenhar no combate ao contrabando.

“Um caminhão-baú atravessou o Estado para explodir uma casa. Isso é a mostra de que a segurança não tem sido efetiva no Estado. O governo federal precisa mandar a para ajudar no controle do tráfico”.

Para Evander Vendramini (PP), a intenção do crime organizado é calar a imprensa sobre o narcotráfico. “É preciso agir urgentemente em busca de apoio do governo federal”. Líder do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na Assembleia, o deputado estadual Gerson Claro (PP) reiterou a responsabilidade da União sobre a fronteira. “Não podemos compactar com essa falta de investimentos para diminuir a criminalidade”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime