Pular para o conteúdo
Política

Deputado cobra transparência nos contratos emergenciais do coronavírus em MS

Projeto de lei apresentado pelo deputado Capitão Contar (PSL), propõe ao governo estadual a criação de um link no Portal da Transparência com a divulgação dos contratos emergenciais firmados pela administração pública, em razão da calamidade causada pelo coronavírus em Mato Grosso do Sul. A proposta foi protocolada na ALMS (Assembleia Legislativa) na quarta-feira (1º). […]
Arquivo -

Projeto de lei apresentado pelo deputado (PSL), propõe ao governo estadual a criação de um link no Portal da Transparência com a divulgação dos contratos emergenciais firmados pela administração pública, em razão da causada pelo coronavírus em Mato Grosso do Sul.

A proposta foi protocolada na ALMS (Assembleia Legislativa) na quarta-feira (1º). Como foi decretada calamidade pública, o governo não precisa se preocupar com a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) e pode contratar e comprar medicamentos e equipamentos no combate ao Covid-19, sem licitações. 

De acordo com o projeto de lei, a sugestão é criar planilha com todos os contratos firmados pelo governo em caráter emergencial, para conter o avanço do coronavírus que deverá ser publicada com destaque, no sítio eletrônico da transparência, em link exclusivo.

Segundo a proposta, além das publicações já efetuadas no Diário Oficial do Estado, as publicações no link “Contratos Emergenciais Covid-19”, do Portal da Transparência, deverão ser diariamente atualizadas, contendo as seguintes informações:

Órgão Contratante; Número do Processo de Contratação ou de Aquisição; Número / Ano do instrumento contratual; Nome do Contratado; CPF ou CNPJ do Contratado; Objeto; Valor; Justificativa do contrato emergencial; Data de Assinatura; Prazo de Vigência do contrato.

O projeto de lei determina que o acesso ao link, deverá ser disponibilizado também como forma de pop-ups, em todas as páginas eletrônicas dos órgãos da Administração Pública do Estado, facilitando a consulta de todos os interessados. Deverá também ser anexada em cada publicação, assim que disponíveis, os contratos assinados e a prestação de contas correspondente, juntamente das notas fiscais correspondentes devidamente digitalizadas. 

Se aprovada, a lei aplica-se a todos os contratos firmados pela Administração Pública, em caráter emergencial, decorrente do período de calamidade causado pela pandemia do coronavírus. 

Conforme a justificativa apresentada junto com o projeto de lei, considerada a urgência da situação vigente, é de extrema importância a divulgação de todas essas medidas, para acompanhamento de qualquer interessado, de forma facilitada. 

A proposta ainda precisa passar pela avaliação da (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), para ir a plenário e ser votada pelos deputados estaduais. Como a ALMS está com as atividades suspensas até 17 de abril, o projeto pode ser votado de forma on-line, mas ainda sem data prevista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
coluna esplanada eleito presidente missa

Um caso judicial na Bahia tem tudo para virar o script mais escandaloso do Brasil sobre divórcio e fraudes

1932 – Revolução Constitucionalista: trava-se a batalha de Porto Murtinho

Dono de bar em Dourados denuncia disparos após tentar intervir em agressão contra cliente

Trabalhador de 22 anos morre soterrado em obra

Notícias mais lidas agora

Prefeito e empreiteiras: Gaeco fez buscas em 59 endereços contra corrupção em Terenos

De casebre à mansão: prefeito de Terenos teve salto patrimonial de 218% em quatro anos

Irmãos são baleados no rosto dentro de carro em frente da mãe na BR-262

Venezuela leva virada da Colômbia em casa e perde vaga na repescagem da Copa para a Bolívia

Últimas Notícias

Cotidiano

Quarta-feira será de baixa umidade do ar e máxima de 38°C em MS

A umidade do ar oscila entre 15 e 35%

Polícia

Grávida é espancada e foge de marido pulando cerca de casa em Paranaíba

Homem tentou enforcar a grávida e a agrediu com um rodo de ferro

Polícia

Suspeito de três assassinatos e morte de jovem com 15 tiros por traição é preso em Campo Grande

‘Kaim’ estava foragido e foi encontrado nesta terça-feira (9)

Bastidores

[ BASTIDORES ] Reunião às pressas após prisão de prefeito

Caixa Preta da Saúde apareceu em sessão ordinária