Indicação encaminhada ao Ibama e Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) propõe a criação de um veterinário de campanha para atender os animais atingidos pelas

O deputado (MDB) é o autor da indicação. Ele pede que o documento seja encaminhado ao superintendente do Ibama, Luiz Carlos Marchetti e a Jaime Verruck, secretário da Semagro.

A indicação é para que seja criado um hospital veterinário de campanha na cidade , para atendimento aos animais atingidos de forma direta e indireta pelas queimadas na região do Pantanal sul-mato-grossense.

De acordo com a justificativa apresentada, dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que 2020 já é pior ano e o pior setembro da história do Pantanal em números de focos de queimadas Com isso, toda a fauna silvestre está sendo fortemente atingida, os animais menores são pegos facilmente pelo fogo porque seu deslocamento é curto e lento. 

“Os animais de maior porte têm maior chance de fugir, principalmente para áreas úmidas ou próximas aos rios, se não forem cercados pelas chamas ou queimados nas patas pelo fogo que arde por baixo da vegetação. Mas, em áreas em que há pouca água, praticamente nenhuma espécie consegue escapar”. 

Ainda segundo o documento protocolado na Casa de Leis, já foram encontradas mortos, jacarés, onças e antas. “Em números gerais, o Pantanal tem cerca de 2 mil espécies de plantas, 580 de aves, e 280 de peixes, 174 de mamíferos, 131 de répteis e 57 de anfíbios. O número de invertebrados é desconhecido.” 

O bioma também é refúgio para espécies ameaçadas de extinção que vivem em outras regiões.

“O projeto Bichos do Pantanal estima que entre 30% e 35% das espécies de flora e cerca de 20% de mamíferos foram atingidos pelos atuais incêndios, com base em levantamentos anteriores”.