O deputado estadual Pedro Kemp (PT) protocolou indicação na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), pedindo o adiamento das provas do (Exame Nacional do ), devido a pandemia do novo

Segundo o documento, o parlamentar indica à , para que seja encaminhado expediente da Casa de Leis ao ministro da , Abraham Weintraub, com cópias ao Ilustríssimo Senhor, Alexandre Lopes, Presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), solicitando o adiamento das provas do ENEM em razão da pandemia da -19. 

Porém, na indicação não sugere para quando as provas devem ser reagendadas. No último dia de abril (31), o Inep divulgou um vídeo no qual o Ministro da Educação e o presidente do INEP,  anunciaram que o Enem se manterá nas datas previstas (1º e 8 de novembro/22 e 29 de novembro). 

Segundo a justificativa da indicação, como é de conhecimento geral, devido a pandemia, muitos futuros participantes do Enem estão sendo prejudicados, uma vez que fatores como a falta de aulas presenciais, a instabilidade, despreparo e desorganização da metodologia por EAD, ferem o aprendizado e a preparação do aluno vestibulando.

Mesmo o Enem sendo uma competição, como dito pelo Ministro, todos os estudantes merecem ter igualdade de ensino e preparação para realizar a prova. “Por isso, pedimos o adiamento, a mudança de data do Enem 2020, visando sanar o problema de milhares de alunos afetados”.

A partir deste ano, o exame terá duas modalidades de provas, as impressas, com aplicação prevista para 1º e 8 de novembro, e as digitais, previstas para 22 e 29 de novembro. O participante que optar por fazer o teste em papel não poderá se inscrever na edição on-line. Após concluir o processo, ele terá direito a mudar de opção.