Pular para o conteúdo
Política

Delei Pinheiro faz a biometria e fica mais perto de vaga na Câmara de Campo Grande

Falta no cadastramento da biometria de 2018 foi que motivou o indeferimento da candidatura de Delei Pinheiro (PSD) a vereador da Capital.
Arquivo -

Delei Pinheiro aproveitou a reabertura do cadastro eleitoral, ontem (9), para fazer a biometria e regularizar sua situação na . O recadastramento aproxima o candidato do PSD de garantir uma vaga na Câmara de Vereadores de .

Isto porque a ausência no chamado do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para a revisão biométrica de 2018 foi o que motivou o cancelamento de seu título de eleitor e, consequentemente, o indeferimento de seu registro nas eleições deste ano.

Agora regularizado, Delei obteve uma certidão do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) que comprova estar quite com a Justiça Eleitoral. Assim, ainda na noite de ontem (9), sua defesa apresentou pedido no recurso contra a para que a regularização seja reconhecida e o veto a sua candidatura derrubado.

Delei Pinheiro, Impugnação, Certidão, Biometria
Certidão comprova regularização cadastral de Delei Pinheiro (Foto: Reprodução)

Os advogados de Delei Pinheiro – José Rizkallah Júnior, Alexandre Alves Corrêa e Leticia Arrais do Carmo – se sustentam em brecha deixada pelo próprio relator do primeiro recurso contra a impugnação em primeira instância, o juiz José Henrique Neiva de Carvalho e Silva. Na ocasião, o magistrado disse em seu voto que a Justiça Eleitoral poderia voltar a analisar o caso se o candidato conseguisse a regularização cadastral antes do trânsito em julgado do processo e da diplomação dos eleitos.

Além disso, a defesa de apóia também em decisão do TSE, de 2018. Na ocasião, a Corte reverteu a impugnação da candidatura para deputada estadual de Lia Gomes, irmã de (PDT), no Ceará. Ela também havia faltado ao recadastramento biométrico.

Dharleng Campos e MDB tentam interferir

Delei Pinheiro fez 3.850 votos nas eleições de 15 de novembro, que ficaram anulados sub judice, em razão do indeferimento da candidatura.

Se a Justiça Eleitoral derrubar a impugnação, seus votos passam a ser válidos e provocam uma nova totalização dos resultados da eleição. Assim, o PSD deve ganhar mais uma vaga na Câmara. Em contrapartida, o MDB pode perder uma de suas três cadeiras.

A mudança tiraria a reeleição de Dharleng Campos (MDB), vereadora eleita com menor desempenho, 1.782 votos. Ela e o MDB ingressaram com pedidos de intervenção para figurar como terceiros interessados no recurso contra a impugnação de Delei.

O processo agora aguarda decisão. Em despacho, hoje (10), o relator do recurso, juiz Djailson de Souza, deu um dia para manifestação do Ministério Público Eleitoral, bem como de Dharleng e do MDB, sobre a regularização da biometria de Delei Pinheiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Falsa ameaça de bomba fechou uma das pistas do Aeroporto Internacional do Galeão

1961 – Nasce Nelsinho Trad, prefeito de Campo Grande e senador da República

sessão

[ BASTIDORES ] Vazio presencial chamou atenção em sessão

Homem é levado para a delegacia após ato obsceno na região central de Dourados

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

santa casa

Após surto e briga em conveniência, homem morre na Santa Casa de Campo Grande 

Últimas Notícias

Cotidiano

Com chance de chuva nesta sexta-feira, MS terá contraste nas temperaturas

Fim de semana terá queda e aumento gradual de temperatura

Polícia

Jovem acorda com tio nu ao lado de cama e homem é preso por importunação sexual 

Homem puxou sobrinha pelo braço e tocou em seu corpo

Esportes

Depois de 16 anos fora da Copa, Paraguai se classifica e presidente decreta feriado nacional

A seleção paraguaia está de volta a uma Copa do Mundo de Futebol de 2026. Depois de 16 anos, a classificação levou o presidente Santiago Pena a decretar feriado nacional nesta sexta-feira (5), incluindo Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. O comunicado oficial do decreto de feriado presidencial, … Continued

Polícia

Briga por partida de dominó acaba com homem morto a facadas no peito em Paranaíba

Autor foi preso quando tentava fugir em seu caminhão