A partir da próxima segunda-feira (27) academias de ginásticas e clubes de tiro voltam a funcionar em Dourados. A permissão foi concedida nesta quarta-feira em decreto assinado pela prefeita Délia Razuk e publicado em Diário Oficial do Município.

Conforme o novo decreto 2.543, as academias e clubes de tiro poderão reiniciar as atividades desde que sejam obedecidas algumas normativas.

Segundo a medida, os  alunos  das academias deverão manter distância mínima de cinco metros de outro praticante, com uma área de vinte metros quadrados para cada um, recomendado sempre o limite de lotação de 30% da capacidade do recinto.

O decreto também determina que os estabelecimentos devem fixar  cartazes em diversos pontos da entrada e no interior material contendo orientações de prevenção ao contágio pelo COVID-19, bem como estabelecer medidas sanitárias diversas como disponibilização de um frasco de álcool gel 70% em cada aparelho para uso dos alunos.

“O profissional de educação física deve usar luvas de látex e obrigatoriamente máscara de proteção (preferencialmente máscara cirúrgica, podendo ser utilizado também máscaras de tecido com dupla camada, desde que atenda às recomendações da NOTA INFORMATIVA N. 3/2020-CGGAP/DESF/SAPS/ MS do Ministério da Saúde), durante as sessões de aula/treinamento e para manuseio de materiais e equipamentos”, ressalta o decreto.

Além disso, segundo o decreto, as academias devem ser implementar barreira sanitária na entrada da academia com um funcionário, devidamente paramentado com máscara descartável, que deve ser trocada a cada 3 horas, controlando a temperatura corporal de cada aluno com termômetro infravermelho e oferecendo álcool gel 70% antes da entrada no recinto para higiene das mão.

Alguns procedimentos determinados para as academias de ginásticas também serão adotados em relação aos clubes de tiro, que deverão manter distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, com lotação máxima de dez pessoas. “Fica restrito às atividades de prestação de serviço, ficando proibidos eventos, competições e atividades de lazer, conforme comunicação da Confederação Brasileira de Caça e Tiro”, diz o decreto.