Nos últimos dias, para garantir vaga nas disputas das Eleições Municipais de 2020, três servidores públicos de Mato Grosso do Sul pediram exoneração dos cargos. Entre eles, dois secretários e uma assessora.

Acabou nesta quinta-feira (04) o prazo para servidores públicos pedirem exoneração e concorrerem às eleições. De acordo com o Calendário Eleitoral, que até o momento é mantido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em 04 de outubro acontecerão as votações eleitorais. A data limite para exoneração e liberdade para concorrer à cargos de prefeito e vice-prefeito é de quatro meses antes das votações.

A mais recente exonerada é Giovana Correa Vargas, que tinha cargo de assessora na (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica do MS). A ex-assessora foi exonerada nesta quinta-feira (04) e anunciou que deixou o cargo para  se dedicar exclusivamente a “pré-candidatura a prefeita do município de ” pelo DEM.

Na última quarta-feira (03), foi exonerado do cargo de Secretário Especial na Sedhast (Secretaria de Estado de , Assistência Social e Trabalho). O ex-secretário pediu a exoneração para disputar eleição à prefeitura de pelo PSDB.

Roberto Hashioka Soler foi exonerado, em publicação do DOE (Diário Oficial do Estado) em 1º de junho, do cargo de Secretário de Estado de Administração e Desburocratização. O ex-secretário deve concorrer à prefeitura de , cidade onde já foi eleito como prefeito anteriormente.