Pular para o conteúdo
Política

Com senadores e ministro do Meio Ambiente, comissão deve sobrevoar Pantanal em MS

Comissão do Senado, aberta para discutir ações frente às queimadas do Pantanal, tem visita agendada em Corumbá, no sábado (3). Além dos três senadores de Mato Grosso do Sul, deve ir ao local o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e está previsto um sobrevoo na região que sofre com os incêndios. Segundo cronograma enviado […]
Arquivo -

Comissão do Senado, aberta para discutir ações frente às queimadas do , tem visita agendada em Corumbá, no sábado (3). Além dos três senadores de Mato Grosso do Sul, deve ir ao local o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e está previsto um sobrevoo na região que sofre com os incêndios.

Segundo cronograma enviado pela assessoria da senadora Simone Tebet (MDB), as autoridades devem sair de Brasília, às 7h30, rumo a Corumbá, onde devem chegar às 9 horas. Depois, o grupo deve sobrevoar regiões afetadas durante 30 minutos. A agenda termina com uma reunião de trabalho no Sindicato Rural do município e almoço. De lá, retornam para Brasília às 14 horas.

Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o secretário da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar), Jaime Verruck, estão na relação de autoridades. Contudo, a assessoria de comunicação do Estado ainda não confirma a participação. Almirante Rocha, secretário de especial de Assuntos Estratégicos, deve ir também. Representantes dos Ministérios de Agricultura e do Desenvolvimento Regional serão definidos até sábado.

As já destruíram 23% da vegetação entre janeiro e setembro, contabilizando, além da perda de floresta, morte de vários animais. Reportagem do Uol, divulgada em 25 de setembro, afirma que a PF (Polícia Federal) tem informações consideradas suficientes para indiciar pelo menos quatro fazendeiros pelo início dos incêndios na região da Serra do Amolar.

Destruição

No plano de trabalho aprovado pela Comissão, os parlamentares apontaram que o fogo já destruiu área de 2,9 milhões de hectares no Pantanal, o que representa quase 10 vezes o tamanho das cidades de e , juntas.

Criada em 16 de setembro, a comissão quer avaliar ações de enfrentamento às queimadas, bem como providências adotadas para evitar novos focos de incêndios e limpeza dos locais já afetados, proteção das populações, da economia, fauna e flora.

No fim dos trabalhos, os senadores querem propor projeto de lei que crie uma normal geral de proteção do Pantanal, que abranja objetivos, princípios, diretrizes gerais para promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região, levando em consideração as características do bioma e os anseios do povo pantaneiro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Incêndio atinge área de vegetação ao lado de residencial no Jardim Seminário

VÍDEO: Macaco que anda ‘como humano’ choca turistas em praia do Pará: ‘Não é IA’

PF deflagra operação em Sidrolândia contra esquema de contrabando de cigarro

navirai camara

Juiz ratifica provas após erro processual anular condenação de ex-presidente de Câmara

Notícias mais lidas agora

Promotor aponta falha em laudo que livrou JBS por poluir córrego turístico e pede nova perícia

policia filho

Preso suspeito de matar filho de policial no Nova Lima; ‘Rato’ segue foragido

carlo acutis milagre em campo grande

Com pedaço do coração em Campo Grande, beato Carlo Acutis será canonizado esta semana no Vaticano

‘Briga familiar e drogas’, relata sobrinho sobre vila em que tio foi morto e Emanuelly vivia

Últimas Notícias

Polícia

Borracheiro é baleado na cabeça enquanto trabalhava na fronteira de MS

A vítima estava na companhia do irmão

Cotidiano

VÍDEO: Com aeronave e equipe em solo, Bombeiros usam 21 mil litros em combate à incêndio

Incêndio atingiu área de vegetação na zona rural de Campo Grande, próximo aos bairros Santa Luzia e José Abraão, na região noroeste da capital

Esportes

Corinthians e Cruzeiro avançam à final do Campeonato Brasileiro Feminino

Final do Brasileiro será disputada em partidas de ida e volta nos dias 7 e 14 de setembro

Trânsito

Comerciante morre em capotagem na MS-316, em Paraíso das Águas

Wilson era bastante conhecido no distrito de Pouso Alto e a morte dele comoveu a cidade