Pular para o conteúdo
Política

Com receio do ‘kit gay’, Lídio pode enviar para votação projeto que proíbe danças sensuais

O deputado estadual Lídio Lopes (Patri) usou a fake news do ‘kit gay’ para justificar o pedido de vistas que fez no projeto de autoria do Capitão Contar (PSL), que proíbe danças com cunho sexual nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (4), o relator da proposta na CCJR (Comissão de Constituição, […]
Arquivo -

O deputado estadual Lídio Lopes (Patri) usou a fake news do ‘kit gay’ para justificar o pedido de vistas que fez no projeto de autoria do Capitão Contar (PSL), que proíbe danças com cunho sexual nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Nesta quarta-feira (4), o relator da proposta na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) Gerson Claro (PP) vetou o projeto.

Claro entendeu que a proposta era inconstitucional. “Isso de ser sensual ou não é muito subjetivo. Está na Constituição Federal que cada família tem o direito de viver de acordo com suas crenças”, justificou. Caso vote contra o relator, Lopes pode encaminhar para plenário a votação do projeto.

Ao justificar o pedido de vistas, o deputado destacou que teria visto os três vídeos do ‘kit gay’, contando detalhes sobre eles. Dentro do kit, segundo o deputado, havia um vídeo ensinando crianças a dançarem sensualmente nas escolas.

“Esse ‘kit gay’ era um projeto do Ministério da Educação que foi barrado pela bancada cristã na Câmara Federal na época do governo do presidente Michel Temer. Na verdade, era a distribuição de três vídeos. Em um deles, o professor ensinava a ser gay. No outro, meninos e meninas dançavam de forma sensual em uma escola e no outro uma mãe com um bebê, que ela trazia para cima dele, de cueca, como ter sentimento sexual. Era um vídeo que olha… eu confesso para vocês. Eu chorei quando eu vi”.

O projeto que tenta coibir danças consideradas sensuais nas escolas é uma réplica de propostas que tramitam em outras quatro Assembleias Legislativas pelo Brasil. De acordo com levantamento feito pelo Jornal Midiamax, propostas semelhantes sobre danças que ‘aludam à sexualização’ e que promoveriam a ‘erotização precoce de crianças e adolescentes’ tramitam na Alepe (Assembleia de Pernambuco), onde teria nascido a proposta contra o movimento cultural denominado de ‘passinho’.

Na Alesp (Assembleia de ), o deputado paulista Douglas Garcia, do PSL, apresentou proposta semelhante, assim como o delegado Wallber Virgolino (Patri), na Paraíba e o pastor Isidório Filho (Avante), que quis aumentar a proibição para além das escolas, proibindo danças eróticas na televisão e em eventos públicos.

Fake News

O ‘kit gay’ foi um dos produtos das chamadas ‘fake news’, notícias falsas, e disseminado principalmente durante as eleições de 2018 no Brasil. Na verdade, o (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) elaborou um material, estudado pelo Ministério da Educação desde 2004, para ser distribuído nas escolas do país inteiro denominado Brasil sem Homofobia.

No entanto, em 2011, quando estava pronto para ser impresso, setores conservadores da sociedade e do iniciaram uma campanha contra o projeto. Nas acusações feitas, o ‘kit gay’ (como acabou pejorativamente conhecido) era responsável por “estimular o homossexualismo e a promiscuidade.” O governo cedeu à pressão e suspendeu o projeto. Ou seja, não foi um ‘projeto do Ministério da Educação que tramitou no Congresso’, como declarou o deputado.

Havia a previsão de distribuição de uma cartilha (disponível aqui) que não estimula nenhuma criança a ser gay, mas ensina como não praticar o preconceito no ambiente escolar. Também havia previsão de distribuição de três vídeos. Diversos jornais divulgaram imagens atribuídas ao projeto (que não tem nada a ver com a descrição feita pelo deputado Lídio Lopes), e que não foram reconhecidas pelo Ministério da Educação como parte da proposta. O Ministério nunca divulgou os vídeos do projeto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação da PF contra tráfico transnacional de drogas prende dois em MS

Deputado Antônio Rodrigues é expulso do PL por defender Moraes e criticar Trump

Time de Aquidauana anuncia jogador que defendeu Seleção Sub-20 para disputa da Série B

Nikolas Ferreira anuncia novo pedido de impeachment contra Moraes, após sanção dos EUA

Notícias mais lidas agora

Empresário denuncia ‘prefeito influencer’ de Ivinhema por suspeita de fraude em licitação

Consórcio Guaicurus ameaça atrasar salários se não receber R$ 8,4 milhões da Prefeitura

Mãe e adolescente moravam há 2 meses com subtenente da PM preso em Campo Grande 

riedel carne tratativas

Riedel aponta carne como produto mais sensível em taxação de Trump: ‘Dobro da celulose’

Últimas Notícias

Cotidiano

Defesa Civil reforça cuidados contra incêndios na estiagem, após fogo atingir aterro no Noroeste 

Reunião entre moradores e representantes da Defesa Civil aconteceu na manhã desta quinta-feira (31)

Esportes

Grêmio Real e Grêmio Santo Antônio se enfrentam por liderança no Estadual Sub-20

Equipes de Campo Grande já estão garantidas na semifinal do Estadual, que vale vaga ao seu campeão para a Copa do Brasil Sub 20

Brasil

PR: Mulher morre e é encontrada com 26 iPhones presos no corpo

Jovem de 20 anos teve mau súbito e durante resgate os aparelhos foram encontrados

Cotidiano

Campo Grande apresenta tendência de longo prazo para crescimento de casos de SRAG

Dados são da última atualização do Boletim Infogripe, publicado pela Fiocruz nesta quinta-feira (31) com dados de 20 a 26 de julho