, 335 quilômetros de Campo Grande, deve ir para disputa das eleições 2020 com três candidatos a prefeito. Além do atual, Hélio Peluffo (), que tentará se reeleger, o PT e o Patriota lançaram postulantes durante o período de convenções partidárias, que terminou dia 16. Agora, as legendas precisam registrar as chapas no (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul).

Com busca por reeleição e chapas puras, Ponta Porã tem 3 candidatos a prefeito
Vitória, candidata do PT. (Foto: Reprodução/Vídeo).
Com busca por reeleição e chapas puras, Ponta Porã tem 3 candidatos a prefeito
Candidato a vice na chapa com o PT, Isaque Gossi. (Foto: Reprodução/Vídeo).

PT

O PT lançou a professora Vitória Elfrida Antunes e o vice será Isaque Gossi, do mesmo partido. A candidata é vice-presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores de Educação de Mato Grosso do Sul) e coordenadora pedagógica em uma escola estadual daquele município, além de outros cargos já exercidos.

Em vídeo divulgado após a convenção do PT, Vitória disse que vai defender gestão democrática, valorização dos trabalhadores, educação de qualidade e saúde pública para todos. “Nosso grande desafio será reduzir os danos do coronavírus e uma política de habitação popular. Os grandes problemas da cidade”. Isaque é agricultor familiar, contador, professor.

Com busca por reeleição e chapas puras, Ponta Porã tem 3 candidatos a prefeito
Hélio Peluffo, à direita, com o candidato a vice, Eduardo Campo. (Foto: Divulgação).

PSDB e DEM

O DEM fará composição com a indicação do candidato a vice-prefeito, o advogado Eduardo Campo. Hélio Peluffo foi eleito em 2016 com 60,67% dos votos. Na ocasião, disputou com Ludimar Novais (PDT) e Chico Gimenez (PMDB).

Em 16 de setembro, o prefeito publicou em suas redes sociais que Eduardo, escolhido como vice, foi seu secretário de Governo durante o atual mandato. “Tenho certeza de que estamos no caminho certo para o pleito 2020”.

Com busca por reeleição e chapas puras, Ponta Porã tem 3 candidatos a prefeito
Ronaldo Franco, candidato a prefeito, ao lado deputado e presidente do Patriota, Lídio Lopes, e o vice, à direita, Mozair do Carmo.(Foto: Divulgação).

Patriota

O Patriota lançou o professor Ronaldo Franco para disputar as eleições pela . Ele concorreu em 2018, quando tentou ser deputado federal pelo atual partido. Com 52 anos, o candidato é professor do Ensino Fundamental.

Antes da convenção partidária, o presidente do Patriota em Mato Grosso do Sul, deputado Lídio Lopes, disse acreditar “em um grande trabalho de reformulação” e que o nome escolhido tem capacidade para tal.

Mozair do Carmo, do mesmo partido, é o candidato a vice. Também já concorreu em pleitos anteriores.

Registro de candidatura

Os partidos têm até às 19 horas de 26 de setembro para registrarem suas candidaturas na Justiça Eleitoral. À medida que o cadastro é feito, dados dos concorrentes são disponibilizados no sistema chamado DivulgaCandContas 2020. Segundo o TSE, caso os partidos não tenham apresentado pedido de registro de candidatos escolhidos em convenção, a data-limite fixada para formalização individual é 1º de outubro, até às 19 horas.

No caso dos escolhidos em Ponta Porã, as candidaturas ainda não foram registradas.