Pular para o conteúdo
Política

Com avanço do coronavírus em MS, vereadores pedem uso obrigatório de máscaras na Capital

Com números da Covid-19 aumentando em Mato Grosso do Sul, os vereadores de Campo Grande cobram o uso obrigatório de máscaras nas ruas da cidade. Hoje, a exigência existe apenas em órgãos públicos e, na maioria dos locais, é apenas recomendada a utilização do equipamento de proteção individual. O que os parlamentares que usaram tempo […]
Arquivo -

Com números da aumentando em Mato Grosso do Sul, os vereadores de cobram o uso obrigatório de máscaras nas ruas da cidade. Hoje, a exigência existe apenas em órgãos públicos e, na maioria dos locais, é apenas recomendada a utilização do equipamento de proteção individual.

O que os parlamentares que usaram tempo de fala para discutir o assunto, nesta quinta-feira (3), argumentaram, é comportamento percebido todos os dias na cidade. “Eu não vejo preocupação. Tem que ser obrigatório o uso, a doença não aparece quando o cidadão está com sintomas”, disse o vereador Loester (MDB), que é médico. Citou, ainda, , seu município de origem, que não tem casos confirmados de coronavírus e, mesmo assim, adotou a obrigação.

Já o vereador Otávio Trad (PSD) discorda, acredita que Campo Grande tem ‘apresentado números satisfatórios’ e que, cada cidade, adota medidas diferentes de acordo com a realidade local. “Não dá para seguir o mesmo modelo. Percebo que é um conjunto de ações positivas para Campo Grande ter números controlados, inclusive sua história. Temos rede de em praticamente toda cidade, temos espaços urbanos entre uma região e outra”.

Também médico, o vereador Leite (PSDB) concordou com Trad no que diz respeito ao histórico da cidade. Ponderou, no entanto, que as máscaras têm, sim, de ser impostas para circulação e que a discussão precisa ser retomada. No começo da pandemia, lembrou, a barreira jurídica era se a Prefeitura de Campo Grande teria de fornecer os equipamentos à população, para obrigá-la a usar.

“Hoje nós temos condição de evoluir na discussão, a maioria tem usado. A Covid chegou ao nosso Estado há 10 dias. Agora é que vamos enfrentar aquele ponto de inflexão que todos os modelos predizem. Estamos entrando agora num período mais crítico, entre o fim de junho e julho”.

Na avaliação do parlamentar, algumas medidas restritivas de circulação, inclusive, podem ser novamente adotadas pelo Executivo municipal. Hoje, o que se mantém desde março é a suspensão das aulas em escolas e o toque de recolher, que começa à meia-noite e vai até às 5 horas. Contudo, diariamente a Guarda Municipal divulga casos de desrespeito por parte de estabelecimentos e pessoas. “Estamos vendo a vida normal, infelizmente”, apontou Lívio se referindo a quem não cumpre isolamento e distanciamento nos horários em que não está trabalhando presencialmente.

Segundo boletim epidemiológico sobre a doença divulgado na quarta-feira, Mato Grosso do Sul soma 1802 casos. Campo Grande confirmou, em 24 horas, 12 casos. Apesar de não ser número considerado expressivo, começa a preocupar o aumento de ocupação de leitos, além dos casos no interior.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil leva medalha na natação, a 1ª nos Jogos Mundiais Universitários

VÍDEO: Motociclista atinge traseira de carro durante conversão em corredor de ônibus

Chile

Chile: terremoto de magnitude 5,1 atinge região de minas de cobre no norte do país, diz EMSC

Confusão com corredor de ônibus termina em acidente entre Meriva e BMW na Rui Barbosa

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Dólar fecha em baixa de 0,26%, a R$ 5,5472, com ajustes e alta do petróleo

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Trabalhador tem moto furtada em frente à Controladoria Geral do Município no Itanhangá Park

O veículo foi recuperado horas depois no bairro Parque do Lageado

Política

Brasil não aceitará nada que lhe seja imposto, diz Lula à TV americana

Lula sugeriu que Trump 'reveja alguns de seus posicionamentos' quando voltados a interferir em assuntos internos do Brasil

MidiaMAIS

Vereador conclui pedalada de 300 km em agradecimento a vida do filho: ‘Emoção indescritível’

Beto Avelar (PP) chegou à Baspilica de Aparecida do Norte, nesta quinta-feira (17)

Cotidiano

Fim de semana terá bloqueio da BR-163 para obra de anel viário

O bloqueio ocorrerá ao longo do dia, entre os kms 484 e 486, próximo à antiga Uniderp Agrárias