Pular para o conteúdo
Política

Com app de votação à distância, Assembleia fará 1ª sessão por videoconferência terça

Com prazo para retomada das atividades presenciais adiado para 17 de abril, a ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) usará aplicativo para votação à distância. Com o equipamento, cujo último teste foi feito nesta sexta-feira (3), a Casa de Leis de MS deve realizar na próxima terça-feira (7) sua primeira sessão por videoconferência. […]
Arquivo -

Com prazo para retomada das atividades presenciais adiado para 17 de abril, a ALMS (Assembleia Legislativa de ) usará aplicativo para votação à distância. Com o equipamento, cujo último teste foi feito nesta sexta-feira (3), a Casa de Leis de MS deve realizar na próxima terça-feira (7) sua primeira sessão por videoconferência.

Outras duas sessões remotas já foram realizadas em função da pandemia do novo coronavírus COVID-19. Mas, diferentes delas, nas quais os deputados votaram usando o WhattsApp, com o novo sistema será possível cumprir o rito regimental contendo Pequeno e Grande Expediente, além da Ordem do Dia.

Os dispositivos serão instalados nos celulares dos parlamentares. “Já temos lançado mão de todos os recursos eletrônicos disponíveis para manter a atividade Legislativa, na esteira, por exemplo, do que vem sendo feito no Senado Federal, com participação maciça e remota dos parlamentares”, afirmou o presidente da ALMS, deputado estadual (PSDB).

 

Segundo o gerente de Informática da Casa de Leis, Paulo Zandoná, os testes demonstraram que o sistema é estável. “Adquirimos a licença do sistema Zoom por 30 dias, com capacidade para conectar 250 pessoas ao mesmo tempo. O recurso mostrou bastante eficiência nos testes, inclusive, em nenhum momento travou”, explicou. Pelo próprio sistema, será gravada a íntegra da sessão.

“A tecnologia está contribuindo para que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul cumpra seu papel em meio a este momento tão difícil que atravessamos”, destacou o 1º secretário da Casa, deputado (DEM).

“Na próxima terça-feira, eles poderão, através de aplicativo de conversa com múltiplas pessoas, participar do pequeno expediente, do grande expediente, da Ordem do Dia, ouvir o que os outros deputados falam… O presidente conduzirá a reunião de forma virtual da mesma forma que acontece a sessão presencial”, finalizou o secretário de assuntos legislativos e jurídicos, Luiz Henrique Volpe Camargo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)