Pular para o conteúdo
Política

Cobrado por senadora do PSL, Reinaldo cria delegacia de combate à corrupção em MS

Após ser cobrado pela Soraya Thronicke (PSL), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) regulamentou a criação do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), de acordo com decreto publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (7). O departamento será responsável pelo combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro e contará com duas […]
Arquivo -
Após ser cobrado pela (PSL), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) regulamentou a criação do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), de acordo com decreto publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira (7). O departamento será responsável pelo combate ao crime organizado e à e contará com duas delegacias especializadas.
Agora, as delegacias de Combate ao Crime Organizado e de Combate à Corrupção serão vinculadas ao Dracco e contarão com um cartório central e uma seção de investigação geral.
Foi criada também a Seção de Operações Aéreas da Polícia Civil, responsável pela operação das atividades áreas de no âmbito da instituição e o Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD).
O Dracco contará ainda com diretoria; coordenadoria de operações com seções de Análise Criminal e Operações e de Assessoramento Especializado, Tecnologia Cibernética e Telemática; coordenadoria de administração, com seção de Expediente e Apoio Administrativo; e laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB/LD), com seção de Análise de Dados e de Tecnologia da Informação.

Cobrança

O decreto desta sexta-feira veio na esteira de declarações da senadora Soraya de que Reinaldo estaria enrolando para regulamentar a criação do departamento. “Há um mês estou alertando e cobrando o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, para implantar a Delegacia Especializada no Combate à Corrupção”, escreveu a senadora em sua conta no Instagram, na quarta-feira (5).
Na ocasião, ela também lembrou que “sem essa unidade, o MS perde recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, além de dificultar a integração das operações com o resto do país”, prosseguiu ela, reforçando que o prazo para implantar a unidade está acabando. “O governador tem até o dia 14 de agosto para assinar o decreto com a criação dessa delegacia”.

Portaria 631

Em 6 de junho de 2019, o Ministério da Justiça e Segurança Pública baixou a portaria 631, que prevê a criação e funcionamento das delegacias focadas no combate à corrupção dentro da Polícia Civil como critério para partilha de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública aos Estados e Distrito Federal.

Desde então, foram criadas 29 unidades policiais do tipo em 18 Estados: Acre, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, , Rio Grande do Norte, , Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo do Brasil aproveitou imbróglio com os EUA para enviar ao Congresso o texto do acordo de sede da COP30

[ BASTIDORES ] Selfie com tornozeleira agita corredores em Brasília

1931 – Termina questão do barão de Antonina, 56 anos depois de sua morte

Motorista é perseguido pela PRF na BR-463 por 30 quilômetros e colide com poste

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Caminhoneiro perde controle, sobe em canteiro e acerta poste de iluminação em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

De motorista a vendedor, confira as vagas disponíveis na Funsat nesta terça-feira

Cerca de 182 empresas de Campo Grande estão com seleção aberta

Trânsito

Morte de baterista em acidente comove músicos em Mato Grosso do Sul

Causas do acidente são apuradas

Cotidiano

Tempo seco predomina em MS e máxima chega a 33°C nesta terça-feira

A umidade relativa do ar varia de 15 a 30%

Polícia

Faxineira é ferida a tiros na perna por espingarda durante limpeza de casa em MS

Arma disparou quando mulher jogou-a na cama