Praticamente uma semana depois de deixar o Brasil para pescar com amigos e integrantes da cúpula do Governo na Argentina, o governador (PSDB) voltou ao trabalho nesta segunda-feira (13). A reportagem do Jornal Midiamax tentou falar com o governador, mas foi barrada por seguranças de Reinaldo.

Acompanhado por seguranças, Reinaldo chegou ao prédio da governadoria por volta das 8 horas desta segunda. Os seguranças não autorizaram que a equipe do Midiamax se aproximasse do governador e, por isso, não foi possível questionar Reinaldo sobre a pescaria argentina durante expediente.

Seguranças indicaram que apenas a equipe da Comunicação do Governo atenderia a reportagem a respeito dos questionamentos. O Midiamax procurou novamente a Comunicação, mas foi informado que respostas serão repassadas apenas por email. A reportagem encaminhou o email e aguarda retorno.

A única resposta oficial encaminhada pelo Governo do Estado, antes da publicação da reportagem a respeito da ausência de aparições públicas de Reinaldo foi que o governador reservava os primeiros dias do ano para se reunir com secretários e gestores do Governo.

“Reforçamos que o governador tem reservado os primeiros dias do ano, como em anos anteriores, para atender demandas e pedidos de agendamento de reuniões. Além disso, ele tem se encontrado com secretários e gestores do Governo. Esses encontros não necessariamente acontecem na governadoria”, o retorno foi encaminhado à reportagem na quarta-feira (8), um dia antes do Midiamax revelar que Reinaldo pescava na Argentina.

Após a publicação da reportagem com os detalhes dos dias de folga do governador, mesmo sem estar de , o Governo do Estado não respondeu à reportagem a respeito da ausência de Reinaldo.

‘Férias por conta própria' na Argentina

Governador não pediu férias para deixar o trabalho e Mato Grosso do Sul ficou sem a presença de um chefe de Executivo por seis dias com a viagem de Reinaldo Azambuja (PSDB) para uma pescaria com amigos na Argentina, conforme trouxe reportagem do Jornal Midiamax na última quinta-feira (9). A previsão, de acordo com o apurado, era que Reinaldo retornasse ao Estado apenas no sábado (11). No entanto, não houve confirmação se o governador voltou a Mato Grosso do Sul no sábado ou no domingo.

‘pescaria chique' aconteceu no rio Paraná, na província argentina de Corrientes. Fora do país, Reinaldo não deixou oficialmente nenhum substituto no Mato Grosso do Sul, já que não há nenhuma publicação com designações nesse sentido no DOE (Diário Oficial do Estado). Ele também não formalizou nenhum pedido de férias. O governador não é visto em agendas públicas no Estado desde o dia 19 de dezembro.

As últimas seis edições do Diário Oficial, do dia 2 de janeiro até a quinta-feira (9), trouxeram publicações de decretos assinados por Reinaldo. Apesar das publicações geralmente serem fruto de datas retroativas, o que chama atenção neste caso é que as data de assinatura dos decretos publicados nesta semana coincidem com o período em que o governador com amigos.

Na sexta-feira (10), contudo, um dia após a publicação da reportagem que revelou o destino do governador, nenhuma assinatura de Reinaldo consta no Diário Oficial.

Conforme a Constituição de Mato Grosso do Sul, o governador pode ser ausentar do Estado e até do Brasil pelo período de até 15 dias sem que autorização seja solicitada à Assembleia Legislativa. O que ocorre na viagem atual de Reinaldo é que a saída do governador do país contraria informação oficial repassada pelo Governo.