A 20 dias da votação das eleições 2020 e após recursos e troca de candidato, tem nesta segunda-feira (26) 13 candidatos a prefeito confirmados e um aguardando julgamento do (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). A pré-campanha começou com 15 nomes, mas dois deles tiveram o registro indeferido.

Hoje, os candidatos a prefeito confirmados e já deferidos são: Cris Duarte (PSOL), (PDT), Delegada Sidnéia Tobias (Podemos), Esacheu Nascimento (PP), Guto Scarpanti (Novo), João Henrique (PL), Marcelo Bluma (PV), Marcelo Miglioli (SD), Marcio Fernandes (MDB), Marquinhos Trad (PSD), Paulo Matos (PSC), Pedro Kemp (PT) e Vinícius Siqueira (PSL).

Promotor Harfouche, do Avante, espera o julgamento de seu registro, mas segue em campanha desde 27 de setembro. Há ação na Justiça Eleitoral que pede a impugnação de sua candidatura, alegando que membro do Ministério Público não pode ser candidato a cargo eletivo sem pedido de exoneração definitiva do cargo. Harfouche é procurador do Ministério Público de Mato Grosso do Sul. Ainda não saiu decisão e o pedido foi feito pelas coligações do PSD e do PP.

Loester Trutis (PSL) é o um dos dois candidatos que tiveram candidaturas indeferidas. A situação é resultado de ação movida pelo vereador Vinícius Siqueira, que ficou como candidato do partido. Em 13 de setembro, convenção partidária anunciou escolha de Trutis, mas a votação foi questionada judicialmente. O TRE deu ganho de causa para Siqueira e determinou ao PSL que trocasse o candidato.

Mais recente é o indeferimento do registro de Thiago de Carvalho Assad (PCO) e de seu candidato a vice-prefeito, Carlos Martins Júnior. No caso deles, a Justiça Eleitoral argumentou que não foram cumpridos itens necessários para cadastro de candidaturas individuais. Ainda cabe recurso e, na sexta-feira (23), quando saiu a decisão, Thiago disse que não tinha tomado conhecimento do teor.