Mesmo com o adiamento das eleições e, diante dos dados sobre Covid-19, que só aumentam, vereadores acreditam que o pleito eleitoral terá ao menos duas situações: além da campanha digital, abstenção de eleitores no dia da votação. A eleição municipal, segundo aprovado na Câmara dos Deputados, será dia 15 de novembro e, onde houver , em 29 de novembro.

“Vai ser mais difícil por não poder ter aglomerações. Acredito num número alto de ausentes do local de votação devido ao medo da doença”, avaliou o vereador Chiquinho Telles (PSD). Abstenção, como lembra o parlamentar, já é comum nas eleições e a pandemia pode aumentar ainda mais essa situação. “Quem vai enfrentar uma fila quilométrica correndo o risco de pegar uma doença?”.

Presidente municipal do , o vereador acredita que, até novembro, o mundo ainda estará tumultuado por causa do doença. Por isso, a eleição será diferente, em sua avaliação. “Com a população com medo de ir às reuniões, será uma eleição mais fria e digital, mas é o que está tendo e nós temos de estar preparados para essas mudanças”.

Cenário que, afirma o vereador, deve permanecer como legado para os próximos pleitos eleitorais. “Nesse momento, será diferente por causa da pandemia, mas nas outras também, o mundo digital vai ser preponderante”. A reportagem enviou indagação a outros parlamentares e aguarda resposta.