Câmara de Campo Grande derruba veto sobre Fila Zero para pacientes com câncer
Vereadores de Campo Grande derrubaram veto ao projeto de lei Fila Zero, que criava programa para priorizar atendimento de pacientes diagnosticados com câncer, em unidades de saúde, no prazo de 72 duas horas, após o encaminhamento médico. Foram 17 contra a proibição e seis que quiseram manter o veto. Autor do projeto, o vereador Dr. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vereadores de Campo Grande derrubaram veto ao projeto de lei Fila Zero, que criava programa para priorizar atendimento de pacientes diagnosticados com câncer, em unidades de saúde, no prazo de 72 duas horas, após o encaminhamento médico. Foram 17 contra a proibição e seis que quiseram manter o veto.
Autor do projeto, o vereador Dr. Sami (MDB) defendeu a derrubada da proibição, citando que o avanço da doença não espera, portanto, necessário o atendimento imediato. “A consulta tem de ser para ontem”.
Já o vereador Otávio Trad (PSD) disse que o projeto é prático, mas ‘não basta ter uma ideia de solucionar e, sim, saber se são consoantes com as legislações já em vigor’. “É simples o veto, porque ele diz que tal projeto contraria o que está determinado pela pela 12.732 do Ministério da Saúde que fala sobre o SUS”.
Para ele, o projeto é bom, contudo, a análise é constitucional. “Pelo SUS, o tratamento deve iniciar em 60 dias. Antes disso, há acompanhamento que deve ser feito por oncologistas. A discussão não é se o projeto é eficaz, mas se fere a legislação federal sobre o SUS”.
Depois de confusão na forma de votação, inicialmente de forma simbólica, os parlamentares se posicionaram contra e a favor. A maioria afirmou que a medida era necessária e urgente.
Notícias mais lidas agora
- Família voltava de Campo Grande para Corumbá quando sofreu acidente em que menino morreu na BR-262
- Motorista de aplicativo foge com entrega de cliente em Campo Grande
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
Últimas Notícias
Pânico causado pelos fogos gera alta demanda de cães desaparecidos após festas de Natal em Campo Grande
Em Campo Grande, diversos anúncios de animais desaparecidos surgiram após as festas de Natal
Trabalhadores da Energisa paralisam por sobreaviso obrigatório e não remunerado
Concessionária afirma que medida é prática tradicional da companhia e que atende às regulamentações da ANS e do ONS
Em 17 dias de operação, acidentes reduziram em 48% e mortes a 20% nas rodovias estaduais de MS
Foram registrados 21 acidentes enquanto no ano passado foram 41. Foram 4 óbitos em acidentes, contra 5 em 2023, redução de 20%
Após vaca morrer ao cair em fossa; saiba o que fazer em situações semelhantes
A situação inusitada gerou dúvidas sobre como proceder em casos semelhantes envolvendo animais de grande porte em perigo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.