A senadora sul-mato-grossense (MDB) afirmou que o Brasil está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), ao comentar o impasse envolvendo nomeação do novo chefe da Polícia Federal, Alexandre Ramagem. Após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), ele teve suspensa a posse, que estava marcada para as 15h desta quarta-feira (29).

“O Brasil da pandemia e do desemprego tem pressa”, afirmou a presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal, sobre a situação. A indicação de Ramagem, que estava no comando da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) tem gerado desde a última semana, devido à sua proximidade com os filhos do presidente. Ele chegou a ser considerado ‘da confiança' da família.

A suspensão da nomeação foi feita por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, concedendo ao questionamento ingressado pelo PDT. Para o partido, a proximidade pode resultar em interferência do presidente no comando do órgão – como já havia sido alertado pelo ex-ministro Sérgio Moro em sua demissão.
Partida de futebol
Apesar das críticas, Simone comparou a situação a uma partida de futebol e afirmou que, daqui em diante, a decisão será tomada por 11 [ministros], que irão analisar se houve violação do regulamento [Constituição Federal] e o meio para decidir será o VAR [árbitro assistente de vídeo, usado para conferir lances em campo].
“Juiz Celso de Mello apita. Está autorizada a  partida (investigação). Técnico Bolsonaro escala jogador Ramagem. Mal entra em campo, bandeira Alexandre de Morais aponta impedimento. Pelo VAR,  11 decidirão se houve violação do regulamento (CF). Depois, bola no chão…”, comparou a senadora.