Em comunicado divulgado em sua página no Facebook, o presidente da República, (Sem partido), avisou nesta sexta-feira (28) que decidiu não participar do primeiro turno das , que define prefeitos e vereadores.

O trabalho na presidência e o fato de continuar na tentativa de consolidar o partido Aliança pelo Brasil foram citados como motivos para decisão. “Tenho muito trabalho na presidência e, tal atividade, tomaria todo meu tempo num momento de pandemia e retomada da nossa economia”.

Bolsonaro afirmou, ainda, que conversa com outros três partidos, caso o Aliança não seja concretizado a tempo.  “Nessa segunda hipótese, de ambos os lados, se impõe condições para essa filiação. Isso também decidi que somente poderia acontecer em 2021”.

Apesar de atualmente não fazer parte de siglas partidárias, o presidente tem a simpatia de muitos pré-candidatos em , cujos partidos são alinhados ao chefe da Nação. Pela decisão anunciada, no entanto, não terão o presidente no palanque. Bolsonaro encerrou a nota desejando boa sorte aos candidatos e, principalmente, “aos eleitores nessas escolhas”.