Avanço da pandemia pode fazer Alems aprovar calamidade em mais cinco cidades
Com avanço do coronavírus no Estado, mais cinco municípios podem ter reconhecimento do estado de calamidade pública aprovado pela Alems.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com avanço do coronavírus no Estado, mais cinco municípios podem ter reconhecimento do estado de calamidade pública aprovado pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Os pedidos foram feitos em razão da pandemia do coronavírus, pelos municípios de Laguna Carapã, Santa Rita do Pardo, Itaporã, Ponta Porã, e Juti.
Os Projetos de Decreto Legislativo foram elaborados pela Mesa Diretora da Alems e tramitam na assembleia. Assim, quando o estado de calamidade é reconhecido, o município pode abrir crédito extraordinário, remanejar, transferir e utilizar reserva de contingência, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores. Além disso é possível realizar contratação emergencial de pessoal e adotar outras medidas.
Então, se os projetos sejam aprovados pela Alems, os municípios permanecem em estado de calamidade até 31 de dezembro. De acordo com a CNM (Confederação Nacional dos Municípios), até 31 de março, mais de 1.900 municípios brasileiros haviam decretado estado de calamidade por conta do novo coronavírus .
Outras 22 cidades solicitaram o reconhecimento estado de calamidade pública à Alems. Brasilândia foi a primeira, seguida de Água Clara, Fátima do Sul, Campo Grande, Glória de Dourados, Inocência e Paranaíba, Cassilândia, Batayporã, Rio Brilhante, Aral Moreira. As mais recentes aprovações aconteceram para Guia Lopes da Laguna, Naviraí, Costa Rica, Chapadão do Sul, Sidrolândia, Douradina, Jardim, Aquidauana, Bonito, Miranda e Rio Negro.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.