Pular para o conteúdo
Política

Assembleia arquiva CNH Social e pagamento de fatura no momento do corte

Os deputados estaduais arquivaram dois projetos de lei em primeira votação, na sessão desta quarta feira (6). O programa CNH Social e a opção de pagamento da fatura de energia elétrica e água, foram arquivados. As duas propostas receberam parecer contrário por maioria dos membros da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). A primeira […]
Arquivo -

Os deputados estaduais arquivaram dois projetos de lei em primeira votação, na sessão desta quarta feira (6). O programa CNH Social e a opção de pagamento da fatura de energia elétrica e água, foram arquivados. As duas propostas receberam parecer contrário por maioria dos membros da (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

A primeira votação foi sobre o programa da Carteira Nacional de Habilitação, apresentado por (PL). Durante declaração de voto, Gerson Claro (PP) líder do governo, disse que o encaminhamento contrário é por entender que esse ato é típico de competência do chefe do poder Executivo. “Essa isenção tem iniciativa do poder Executivo. Tem que acompanhar  o impacto financeiro e na proposta não tem, são previsões legais, tenho experiência nesses projetos, todos que tiveram vigência foram do governo. No fim, quem paga essa isenção serão os outros”.

A proposta foi arquivada com 15 votos contrários e 7 favoráveis ao projeto. Catan disse lamentar pela decisão. “Lamento pois, seremos um dos únicos estados que não teremos esse programa, não vi no meu mandato o governador relaxar algum tributo para o empresário, quando vai levar benefício ao contribuinte, não tem apoio do governo”, criticou. 

Foram a favor do projeto: (PT), Capitão Contar (PSL), Coronel David (sem partido), Evander Vendramini (PP), Felipe Orro (PSDB), Catan e Pedro Kemp (PT). 

Em votação apertada, por 12 votos favoráveis ao arquivamento e 10 para a proposta prosseguir na Casa de Leis, o projeto permitindo o consumidor pagar a fatura no momento do corte, foi ao arquivo. A proposta é de Marçal Filho (PSDB).

O líder do governo disse ser contra, pois a Casa já tinha aprovado outras propostas como essa, mas foram vetadas pela governo, por adentrar na competência municipal ou na questão das concessões. 

Foram a favor da proposta: Barbosinha (DEM), Cabo Almi, Contar, David, Evander, Felipe Orro, João Henrique, Marçal Filho, Onevan de Matos (PSDB), Pedro Kemp e Renato Câmara (MDB). Os outros foram favoráveis ao arquivamento.

Aprovado

Foi aprovado o projeto de Resolução de João Henrique, para apresentação, à Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição Federal, constante do Anexo Único desta Resolução, nos termos e para os fins do disposto no inciso III, do art. 60, da Constituição Federal, que estabelece que: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

Foram 13 votos favoráveis pela tramitação da proposta e 9 contrários. Assim, o parecer da maioria da CCJR foi rejeitado e o projeto vai para a segunda votação. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsa família

Beneficiários do Bolsa Família começam a ser pagos a partir desta sexta-feira

Governador de MS vai para Ásia em busca de parcerias comerciais

Homem em surto ameaça a própria mãe com faca e acaba baleado em MS

Golpistas usam foto de senadora de MS para aplicar golpes no WhatsApp: ‘denuncie’

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

‘Sonho realizado’: nutricionista que morreu em acidente comemorou a conquista da motocicleta em janeiro

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Testemunhas relataram à reportagem que a PM e a GCM foram acionadas para a unidade e encaminharam o homem para a delegacia

Famosos

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Jogadora de vôlei está gravida de 16 semanas de seu primeiro filho com Bruno Rosa

Trânsito

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

No veículo haviam duas crianças e dois adultos

Cotidiano

Ciclista de Campo Grande fica em 27º lugar em competição com 3 mil atletas

Ciclista João Rezek representou Campo Grande no L’Étape Rio de Janeiro