Pular para o conteúdo
Política

Assembleia arquiva CNH Social e pagamento de fatura no momento do corte

Os deputados estaduais arquivaram dois projetos de lei em primeira votação, na sessão desta quarta feira (6). O programa CNH Social e a opção de pagamento da fatura de energia elétrica e água, foram arquivados. As duas propostas receberam parecer contrário por maioria dos membros da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). A primeira […]
Arquivo -

Os deputados estaduais arquivaram dois projetos de lei em primeira votação, na sessão desta quarta feira (6). O programa CNH Social e a opção de pagamento da fatura de energia elétrica e água, foram arquivados. As duas propostas receberam parecer contrário por maioria dos membros da (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

A primeira votação foi sobre o programa da Carteira Nacional de Habilitação, apresentado por João Henrique Catan (PL). Durante declaração de voto, (PP) líder do governo, disse que o encaminhamento contrário é por entender que esse ato é típico de competência do chefe do poder Executivo. “Essa isenção tem iniciativa do poder Executivo. Tem que acompanhar  o impacto financeiro e na proposta não tem, são previsões legais, tenho experiência nesses projetos, todos que tiveram vigência foram do governo. No fim, quem paga essa isenção serão os outros”.

A proposta foi arquivada com 15 votos contrários e 7 favoráveis ao projeto. Catan disse lamentar pela decisão. “Lamento pois, seremos um dos únicos estados que não teremos esse programa, não vi no meu mandato o governador relaxar algum tributo para o empresário, quando vai levar benefício ao contribuinte, não tem apoio do governo”, criticou. 

Foram a favor do projeto: Cabo Almi (PT), Capitão Contar (PSL), Coronel David (sem partido), Evander Vendramini (PP), Felipe Orro (), Catan e Pedro Kemp (PT). 

Em votação apertada, por 12 votos favoráveis ao arquivamento e 10 para a proposta prosseguir na Casa de Leis, o projeto permitindo o consumidor pagar a fatura no momento do corte, foi ao arquivo. A proposta é de Marçal Filho (PSDB).

O líder do governo disse ser contra, pois a Casa já tinha aprovado outras propostas como essa, mas foram vetadas pela governo, por adentrar na competência municipal ou na questão das concessões. 

Foram a favor da proposta: Barbosinha (DEM), Cabo Almi, Contar, David, Evander, Felipe Orro, João Henrique, Marçal Filho, Onevan de Matos (PSDB), Pedro Kemp e Renato Câmara (MDB). Os outros foram favoráveis ao arquivamento.

Aprovado

Foi aprovado o projeto de Resolução de João Henrique, para apresentação, à Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição Federal, constante do Anexo Único desta Resolução, nos termos e para os fins do disposto no inciso III, do art. 60, da Constituição Federal, que estabelece que: “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

Foram 13 votos favoráveis pela tramitação da proposta e 9 contrários. Assim, o parecer da maioria da CCJR foi rejeitado e o projeto vai para a segunda votação. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Taxista é preso suspeito de estuprar passageira em MS

Feira do balaio

Feira O Balaio reunirá mais de 150 expositores na Esplanada Ferroviária de Campo Grande

Motorista embriagado é preso após cair em ribanceira na Avenida Duque de Caxias

Adolescente relata abuso e escola aciona GCM em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Dor da separação: Realidade de 80% das mulheres encarceradas no presídio de Campo Grande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Vídeo de ciclista atropelada em Campo Grande viraliza e gera debates até fora do Brasil

O vídeo gravado pela ciclista acumula mais de 7 milhões de visualizações e tem dividido opiniões nas redes sociais

Polícia

Carro recheado de entorpecentes capota na MS-164; motorista fugiu do local

A cena chamou atenção de quem passava pelo local

Política

Deputados de MS aprovaram 5% de aumento salarial a servidores e outros 10 projetos durante a semana

Deputados estaduais aprovaram 11 projetos nas três sessões ordinárias

Polícia

Mulher denuncia abuso durante massagem gratuita em ação de Dia das Mães em Campo Grande

O homem acusado de importunação sexual prestava serviços como freelancer para a marca responsável pela ação