Pular para o conteúdo
Política

Após STF extinguir carreira de procurador autárquico, PGE organiza transição

O STF (Supremo Tribunal Federal) extinguiu a carreira e procurador autárquico em Mato Grosso do Sul, após acolhimento de uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade). Portanto, a Procuradoria-Geral disciplinou e organizou a carreira de Procurador de Entidades Públicas, em regime de transição.  Conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (16), a at...
Arquivo -
(Divulgação)
(Divulgação)

O STF (Supremo Tribunal Federal) extinguiu a carreira e procurador autárquico em Mato Grosso do Sul, após acolhimento de uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade). Portanto, a Procuradoria-Geral disciplinou e organizou a carreira de Procurador de Entidades Públicas, em regime de transição. 

Conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (16), a atuação da carreira Procurador
de Entidades Públicas foi organizada e a PGE estabeleceu procedimentos e fluxos de trabalho para a continuidade e a assunção do serviço de defesa judicial das autarquias, inclusive das de regime especial, e das fundações do Poder Executivo Estadual pela Procuradoria-Geral do Estado.

Para a organização da carreira, foi levado em conta que a Suprema Corte decidiu por “modular os efeitos da decisão de inconstitucionalidade,  tornando a carreira de Procurador de Entidades Públicas do Estado do uma carreira em extinção e impedindo que seus atuais ocupantes exerçam funções relativas à representação judicial, permitindo o exercício das funções de consultoria jurídica, sob a supervisão técnica do Procurador-Geral do Estado”.

É de competência dos Procuradores do Estado a representação judicial da Administração Direta e Indireta do Estado. Para a decisão, a PGE levou em consideração a urgência de se estabelecer procedimentos e fluxos de trabalho visando à execução da decisão do STF, de forma a garantir a continuidade na prestação dos serviços públicos e a evitar prejuízos à Administração Pública Indireta.

Contudo, foi instituído regime de transição para assunção da representação judicial das autarquias, inclusive das de regime especial, e das fundações do Poder Executivo Estadual, atualmente exercida pela carreira de Procuradores de Entidades Públicas. 

Excepcionalmente, enquanto pendentes de alteração os sistemas dos órgãos judiciários, fica preservada a possibilidade de recebimento de citação pelo Diretor-Presidente da autarquia, inclusive as de regime especial, e da fundação do Poder Executivo Estadual, o qual deverá encaminhar cópia do mandado, no prazo de 24 horas, à Procuradoria-Geral do Estado.

Se após o trânsito em julgado da decisão nos autos da ADI ocorrer futura intimação no nome do Procurador de Entidade Pública, até então oficiante no feito, caberá ao intimado arguir, tempestivamente, a irregularidade da intimação, requerendo que esta se repita no nome do Procurador-Geral do Estado.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CCJ do Senado aprova relatório que regulamenta reforma tributária

14 de julho

Fechamento da rua, regularização de ambulantes e mais lixeiras: audiência sugere soluções para 14 de Julho

VÍDEO: Tombamento de carreta no Anel Rodoviário leva uma vítima para unidade de saúde

Trabalhador pode ter sido atropelado pelo próprio caminhão da Solurb na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Melania Trump “very british” ao chegar no Reino Unido

Últimas Notícias

Brasil

Motta anuncia votação de urgência para projeto de anistia a golpistas

Há dois anos e meio, golpistas depredaram as sedes dos Três Poderes

Polícia

Idoso acusado por estupro de netos em São Paulo é preso em MS

O idoso foi conduzido à Depac

Brasil

Lula sanciona lei contra adultização de crianças nas redes

A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional no fim do mês passado

Polícia

329 Kg de cocaína em carga de milho que seria levada a Santos é apreendida em MS

Confessou ter recebido a droga no interior do Mato Grosso