Prossegue em Bonito nesta quinta-feira (26) a visita dos ministros da do , bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e . Pela manhã, as delegações vão até a fazenda Ceita Corê, onde farão trilhas e conhecerão as nascentes do local. Eles também devem almoçar ali antes de retornar à cidade.

Está previsto para às 14h uma entrevista coletiva com todos os chefes de delegações e a assinatura da Carta de Bonito, com metas conjuntas entre os países na área da Agricultura. Em seguida, reuniões bilaterais serão realizadas pelos países. No final da tarde, eles seguem para o aeroporto de Bonito, onde embarcam para Guarulhos (SP).

Na noite de quarta-feira (25), em coquetel no Eco Sesi, os ministros receberam homenagens e receberam agradecimentos e presentes do prefeito de Bonito, Odilson Arruda. Além disso, também falaram o presidente da Famasul, Maurício Saito, o secretário estadual de Produção, Jaime Verruck, e a ministra brasileira da Agricultura, Tereza Cristina.

Foi Tereza quem trouxe o evento para Bonito. “Deu mais trabalho, mas valeu a pena. Aqui pudemos mostrar todas nossas potencialidades e belezas”, explica. Já Verruck destacou os benefícios que o evento trará para Mato Grosso do Sul. “Levem para lá tudo o que viram, nos ajudem a divulgar nosso turismo, falem como é bom investir aqui”, discursou.

Visita de ministros do Brics a Bonito continua nesta quinta com assinatura de metas
Ministros em reunião na noite de ontem. (Leonardo de França, Jornal Midiamax).

Representando a Rússia, quem chefiou a delegação do país com a maior extensão territorial do mundo foi o vice-ministro Sergey Levin. Já o vice-ministro Taolin Zhang é quem representa a China, enquanto o secretário Bimbadhar Pradhan veio pela Índia. A África do Sul é representada pelo vice-ministro Mcebisi Skwatsha.

Os cinco países formam o bloco econômico Brics para, em conjunto, planejar ações em prol de seu desenvolvimento. No próximo ano, encontro igual a esse em Bonito acontecerá na Rússia. Somando a população dessas nações, chega-se aproximadamente a 40% da população mundial.