Com plenário da lotado por servidores estaduais e alguns produtores rurais, foi permitido o acesso ao piso superior após pedido do deputado (PR) nesta quarta-feira (13). De acordo com o presidente da Casa, deputado estadual Paulo Correa (PSDB), o local estava fechado por segurança, devido a superlotação.

No entanto, em consulta com as bancadas, o acesso foi permitido preferencialmente por idosos, mulheres e que ainda tentavam entrar para acompanhar a manifestação e voto dos deputados.

No vídeo, é possível ver que os produtores que conseguiram entrar no plenário comemoram o pedido do deputado. Os servidores permanecem em silêncio, apenas ocupando as cadeiras do lugar.

Protesto e a audiência pública

O protesto já estava previsto para acontecer na ALMS na última sexta, tanto que houve reforço da segurança, com policiais militares e equipe da própria Assembleia em ação. Quatro unidades da cavalaria também foram destacados e permaneceram em frente à Casa de Leis. No entanto, os produtores adiaram a manifestação para esta quarta-feira.

Do lado de fora, os produtores montaram acampamento, onde pretendem ficar até o final de semana, com cartazes contra o aumento da alíquota do (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviária do Estado de ) e do ITCD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação).

O ex-presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Chico Maia, afirma que haverá ainda mais pressão se for preciso para que os produtores rurais de Mato Grosso do Sul sejam ouvidos.