Pular para o conteúdo
Política

Vereadores criticam STF por solturas e defendem nova Constituição Federal

Vereadores de Campo Grande usaram a tribuna da Câmara na sessão desta terça (12) para disparar contra a Constituição Federal. O alvo principal das críticas é dispositivo que impede que a lei penal retroaja e, na visão deles, impede que as alterações em discussão no Congresso Nacional resultem na prisão dos  réus da Lava Jato, soltos […]
Arquivo -
Sessão desta terça-feira. (Danubia Burema
Sessão desta terça-feira. (Danubia Burema

Vereadores de usaram a tribuna da Câmara na sessão desta terça (12) para disparar contra a Constituição Federal. O alvo principal das críticas é dispositivo que impede que a lei penal retroaja e, na visão deles, impede que as alterações em discussão no resultem na prisão dos  réus da Lava Jato, soltos após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que julgou ilegais prisões após condenação em segunda instância enquanto houver possibilidade de recurso.

Ao pedir uso da palavra, o vereador André Salineiro (PSDB) classificou o episódio como ‘circo’ e ‘palhaçada’. “Chegou a hora de pensar em uma nova discussão”, afirmou. Na avaliação dele, a atual em vigor ‘protege o indivíduo, mas não a sociedade’. “Todas as pessoas que estão sendo soltas, mesmo que aprove as PECs (Propostas de Emenda Constitucional) não vai atingir”, lamentou.

Para o vereador Delegado Wellington (PSDB), o julgamento do STF ‘abriu precedentes gigantescos de pessoas mal intencionadas’. “Até esgotar todas as instâncias e recursos, pode ficar tranquilo que ninguém vai ser preso neste País, a não ser em flagrante ou com pedido de prisão provisória”, criticou.

Sobrou até para o falecido deputado Ulisses Guimarães, responsável pela Constituição de 1988 após o período de Ditadura Militar, a quem o vereador Dr. Cury (Solidariedade) chamou de ‘algoz’. “Não é possível ter uma constituição com tantas interpretações onde não há nenhuma proteção para o cidadão de bem”, pontuou. Ele disse ainda que gostaria que o deputado estivesse vivo para ouvir as vaias da população. “O senhor atrapalhou nosso País”, finalizou.

PECs da 2ª instância

Nesta semana, estão pautadas PECs sobre o tema nas CCJ (Comissões de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados (PEC 5/2019) e do Senado Federal (PEC 410/2018). A medida é resposta a decisão do STF que, na última quinta-feira (7), julgou ilegais prisões de condenados enquanto houver possibilidade de recursos. Da decisão, resultou a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e vários outros réus da Operação Lava Jato.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo vence Juventude em primeira partida fora de casa pelo Brasileirão

mega-sena

Sem ganhador, Mega-Sena acumula prêmio de R$ 42 milhões para próximo sábado

Candidatos a promotor substituto do MPMS passam por prova psicotécnica em agosto

Brasil vence Alemanha e avança à semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

bolsonaro

“Pintou um clima”: Bolsonaro é condenado por fala sobre adolescentes venezuelanas

Últimas Notícias

Trânsito

VÍDEO: Motorista morre após carreta carregada de areia cair em ribanceira na Serra da Arara

A queda foi de aproximadamente três metros de altura, em local de difícil acesso

Polícia

Dupla que amarrou e abandonou motorista de aplicativo para roubar carro é presa em Naviraí

Carro foi levado para o Paraguai

Polícia

Caminhão com placas de Campo Grande é apreendido com carga de haxixe e cocaína em SP

A prisão ocorreu durante ação conjunta da PMP de São Paulo com o Gaeco de MS

Política

Prestes a vigorar ‘tarifaço’, comitiva do Senado embarca rumo aos EUA para iniciar negociação

Nelsinho Trad, que lidera a delegação, afirmou que a missão tem caráter suprapartidário. Tereza Cristina compõe missão diplomática