Pular para o conteúdo
Política

Usuários precisam mostrar os problemas, diz Longo sobre audiência dos ônibus na Câmara

Presidente da Comissão de Transporte e Trânsito, o vereador Junior Longo (PSB) explicou nesta terça-feira (9) durante a sessão na Câmara Municipal que é preciso que os usuários do transporte coletivo estejam presentes na audiência pública, que acontece na próxima segunda-feira (15), às 9h e na própria Câmara Municipal, para pressionar por mudanças. “A gente […]
Arquivo -
Vereador Junior Longo. (Izaías Medeiros
Vereador Junior Longo. (Izaías Medeiros

Presidente da Comissão de Transporte e Trânsito, o vereador Junior Longo (PSB) explicou nesta terça-feira (9) durante a sessão na Câmara Municipal que é preciso que os usuários do estejam presentes na , que acontece na próxima segunda-feira (15), às 9h e na própria Câmara Municipal, para pressionar por mudanças.

“A gente quer muito ouvir a população. Na última vez, não tinha muita gente não para ajudar na nossa cobrança. Se tem alguém que nos ajude a cobrar, a dar essa voz, nos ajude aqui na audiência, porque são os usuários que precisam mostrar de fato o que eles precisam de melhorias para o transporte público”.

Há cerca de um ano, a Câmara realizou audiência pública sobre o mesmo assunto. O vereador explica que o encontro surtiu efeitos, apesar da pouca presença de usuários. “A gente começou uma cobrança que foi até a Prefeitura. A Prefeitura começou, através da Agereg, fazer uma fiscalização, fazer uma cobrança que gerou esse imbróglio que está aí e chegou até a multar para que eles cumpram o contrato”, disse.

Longo, que também é empresário, diz acreditar que as pessoas não comparecem a atos da administração pública por não acreditar nas mudanças, mas pontua que elas são demoradas e graduais. “Na iniciativa privada a gente é muito mais rápido. Na pública você tem todo uma engrenagem e burocracia. Não é tão fácil você simplesmente ir ao consórcio e pedir uma rota nova”.

Audiência

No ano passado, a audiência contou com a participação da Agereg, Agetran, sindicatos de usuários, MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), Consórcio Guaicurus e do prefeito.

Na ocasião, Gabriel Santos da Silva, do Movimento Ligados ao Transporte, disse que o Consórcio não cumpre o contrato. “São cinco anos de página monitorando o Consórcio Guaicurus. Os cortes vêm acontecendo na cidade inteira. Em março tinha mais de 30 cortes em linha. Eles alegam que os cortes são feitos por falta de passageiros e os ônibus estão superlotados.  De 574 ônibus só 270 rodam até 17h. Como o consórcio não cumpre a ordem da Agetran?  Não entendemos qual a prioridade da Agetran e do Consórcio com a cidade. Estamos em 2018 e tem linha de trajeto feito em 1990. A trava é a diretoria da Agetran que não cria, que não quer uma mudança. Qual o critério? É muita coisa malfeita na cidade que é básico de resolver. O transporte tem que atender todo mundo. Temos o pior ônibus do país. Ouvi dizer que nossos ônibus estão chiques e modernos. Eles não circulam ficam parados no terminal e quando circulam não ligam o ar porque é determinado pela empresa para não gastar gasolina. No fim de semana não tem nem 200 circulando. Hoje tem mais corte ainda. Como vamos aumentar a tarifa se boa parte da frota deixou de circular?”, questionou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina