O deputado federal Loester Trutis (PSL) foi notificado pelo da Câmara dos Deputados sobre tentativa da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) de enquadrá-lo em quebra de decoro após chamar deputados estaduais de folgados e ‘bundas-moles'. Depois do episódio, o presidente da Casa de Leis, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), disse que tomaria todas as providências cabíveis em relação ao caso.

Em postagem feita em suas redes sociais, Trutis mostrou notificação do conselho da Câmara e disse que está assegurada no caso sua prerrogativa de emitir opiniões no âmbito do mandato.

“Posso dar opinião sobre qualquer assunto ou fato que eu quiser sem esses deputados acharem ruim”, disse. De acordo com ele, a resposta do Conselho de Ética da Câmara tem sido a mesma: “não pode haver qualquer tipo de censura por qualquer opinião que a gente emita”, completou.

O deputado informou que o episódio em que criticou os deputados por não terem assinado requerimento do Capitão Contar (PSL) com pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra a também gerou processo na área cível. “A gente ainda não foi notificado, mas já teve acesso”, adiantou. Depois da polêmica, novo requerimento foi apresentado e a investigação iniciada pela Casa.

A ALMS confirmou a notificação encaminhada à Comissão da Câmara dos Deputados, mas não se manifestou nem confirmou ter sido aberto processo judicial. Confira a íntegra da postagem de Trutis sobre a notificação:

Deputados estaduais vão me processar pra me calar? Vereadores incompetentes (aqueles que são sabem dar moção e outros) aplaudem! Acham que vão me calar? Jamais!!! Só se eu estiver morto ! Compartilhe e nos ajude nessa luta.

Publicado por Loester Trutis em Quarta-feira, 11 de dezembro de 2019