Pular para o conteúdo
Política

Soraya indica mulheres de MS para homenagem de Direitos Humanos e Defesa dos Deficientes

O Senado Federal irá homenagear, nos próximos dias, grandes personalidades e instituições que prestam ou  restaram serviços relevantes à sociedade. Do Mato Grosso do Sul, a senadora Soraya Thronicke indicou a irmã Sílvia Vecellio Sai, do Hospital São Julião, e a fisioterapeuta Sônia Regina Diamante de Sousa. Elas serão agraciadas com a comenda Dom Hélder […]
Arquivo -
A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS). (Foto: Reprodução)
A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS). (Foto: Reprodução)

O Senado Federal irá homenagear, nos próximos dias, grandes personalidades e instituições que prestam ou  restaram serviços relevantes à sociedade. Do Mato Grosso do Sul, a senadora Soraya Thronicke indicou a irmã Sílvia Vecellio Sai, do Hospital São Julião, e a fisioterapeuta Sônia Regina Diamante de Sousa. Elas serão agraciadas com a comenda Dom Hélder Câmara, por serviços relevantes prestados em defesa dos , e com a comenda Dorina Gouvêa Nowill, por serviços relevantes prestados em defesa dos deficientes, respectivamente.

Segundo a senadora Soraya Thronicke, a indicação da Irmã Sílvia se deu ao grande exemplo de vida da religiosa, por ela ter sido fiel à sua missão de resgate da dignidade humana dos hansenianos e toda a sua luta à frente do Hospital São Julião. Já em relação à fisioterapeuta Sônia, a senadora Soraya Thronicke lembra que a profissional tem o olhar voltado para a melhoria na qualidade de vida de seus pacientes, criando um equipamento que faz a diferença na vida deles.

“É com muito orgulho que o Mato Grosso do Sul, terra fértil em todos os sentidos, possa mostrar para o Brasil um pouco da história dessas duas grandes mulheres, a irmã Sílvia e a fisioterapeuta Sônia. Torço para que sirvam de exemplo para os que trilham a mesma jornada, de fazer a diferença!”, destaca a senadora Soraya Thronicke.

Soraya indica mulheres de MS para homenagem de Direitos Humanos e Defesa dos DeficientesIrmã Sílvia Vecellio Sai Salesiana, nascida em Auronzo na Itália, em 1931, começou sua missão social no magistério do Colégio Auxiliadora, levando as suas alunas à periferia de . Numa das visitas, conheceu o  educandário Getúlio Vargas, onde estavam os filhos dos hansenianos, separados dos seus pais, internados compulsoriamente no Leprosário São Julião.

Nos anos 60, a Irmã Sílvia fazia constantes visitas ao educandário, levava donativos e informações dos hansenianos aos seus filhos. Já no final da década de 60, ela trouxe um grupo de voluntários italianos que, junto com colaboradores brasileiros e religiosos, começaram uma verdadeira revolução no Asilo Colônia São Julião.

Em 1970 esse grupo fundou a Associação de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos. Esses foram os primeiros passos do longo caminho para a recuperação da dignidade humana para os hansenianos, além da derrubada do estigma e do preconceito sofrido por eles e seus familiares isolados, desde a década de 1940.

Irmã Sílvia não mediu esforços para aumentar os espaços, a construção de prédios, oferecer atividades esportivas, de e construiu uma capela para melhorar a assistência aos seus moradores. Construiu ainda o Centro de Apoio ao Migrante, casa de apoio que abriga até setenta pessoas e a Casa Vovó Túlia, que abriga crianças de até 4 anos, separadas dos pais por processo judicial.

A Irmã Sílvia continuou o seu trabalho no ex-asilo, hoje com a categorização de Hospital de Retaguarda, onde mantém o cuidado com as pessoas que, mesmo recuperadas da hanseníase, não conseguiram recuperar seus vínculos familiares.

Soraya indica mulheres de MS para homenagem de Direitos Humanos e Defesa dos DeficientesSônia Regina é fisioterapeuta e a criadora do Sistema Gravither — uma Abordagem Terapêutica. O equipamento criado e  desenvolvido por ela trata os pacientes com sequelas neuromotoras moderadas a graves, e utiliza como recurso complementar um equipamento antigravitacional, composto por molas de constante elástica variada, macacão para sustentação do corpo e outros acessórios de alinhamento.

O sistema visa dar liberdade às mãos do fisioterapeuta para manipular as condições iniciais, através de posturas favoráveis à produção de torques, a fim de melhorar o equilíbrio entre forças internas e externas, favorecendo o desempenho das tarefas propostas e o fortalecimento muscular em pacientes com sequelas de Parkinson, Acidente Vascular Cerebral, Atrofia Muscular Espinhal, Síndrome de Down e patologias ortopédicas. Promove segurança espacial e, na terapia, a oportunidade de superar as limitações do corpo impostas pela lesão, experimentando novas sensações.

(Com assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Instituições beneficentes de Campo Grande recebem doações de 15 toneladas de alimentos

Dupla é presa com mais de 6 quilos de carne sem refrigeração na BR-163 em MS

Aeroporto de Campo Grande ganhará nova sala VIP em 2026 

Defesa nega agressão à jovem que teve de deixar MS para fugir de ex-namorado

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

VÍDEO: Peão sofre acidente durante montaria em exposição agropecuária no interior de MS

Últimas Notícias

Brasil

Antes de operação, Eduardo Bolsonaro ironizou Moraes com fala sobre porta aviões no Paranoá

Em vídeo publicado nas redes sociais, Eduardo ainda direcionou mensagens ao vice-presidente do Brasil

Brasil

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Ex-presidente não escondeu a surpresa e indignação após ser alvo da operação da PF

Transparência

Funai notifica proprietários sobre estudo para demarcar terra indígena em Dourados

Funai expediu 16 notificações, alegando que não conseguiu informar proprietários sobre inclusão de áreas em estudo de demarcação anunciado em 2016

Polícia

VÍDEO: Câmeras flagram ex-detento cumprimentando suspeito antes de execução na fronteira

Bernardo Fleitas Alfonso foi executado a tiros de pistola 9 mm por motociclista que fugiu