Pular para o conteúdo
Política

Sexto vereador de Dourados tem pedido de cassação protocolado na Câmara

O pedido de cassação do sexto vereador de Dourados foi protocolado nesta segunda-feira (27) na Câmara Municipal da cidade. Desta vez o alvo é o parlamentar Olavo Henrique dos Santos, o Olavo Sul (Patriotas), por fraude e falsidade ideológica. No documento a denunciante, Neide Souza Mariano, pede a cassação com base em apuração do MPMS […]
Arquivo -
Olavo Henrique dos Santos
Olavo Henrique dos Santos

O pedido de cassação do sexto vereador de foi protocolado nesta segunda-feira (27) na Câmara Municipal da cidade. Desta vez o alvo é o parlamentar Olavo Henrique dos Santos, o Olavo Sul (Patriotas), por fraude e falsidade ideológica.

No documento a denunciante, Neide Souza Mariano, pede a cassação com base em apuração do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) que apura os crimes de falsidade ideológica e falso testemunha de Olavo quando ele era diretor de comunicação da Udam (União Douradense de Associação de Moradores).

De acordo com o relatado, o parlamentar teria fraudado uma lista de presença na eleição para a escolha de uma nova diretoria do órgão. A eleição acabou sendo suspensa por meio de mandado de segurança.

O fato aconteceu em 2015, portanto anterior ao mandato de Olavo na Câmara dos Vereadores. Segundo o presidente da Casa, vereador Alan Guedes (DEM), por este motivo a denúncia pode perder força. “Ainda não li, mas se for apenas isso, não sei se ela seguirá, porque é um fato anterior ao mandato”, declarou.

A previsão é de que o caso seja lido em Plenário na sessão ordinária da Câmara de Dourados da próxima segunda-feira (3).

Outro caso

Nesta segunda a Câmara de Dourados irá votar se segue ou não a denúncia contra o vereador Junior Rodrigues (PR), por irregularidades em contrato da prefeitura com uma lavanderia. O documento foi protocolado na semana passada na Casa.

Caso os vereadores concordem com a denúncia, o pedido de cassação será investigado e levado a votação. Caso contrário o documento será arquivado.

O pedido de cassação usa trechos da Nota Técnica 15/2019 da CGU (Controladora Geral da União em Mato Grosso do Sul), que afirma que o vereador Rodrigo Junior de Moraes Rodrigues possui vínculo com dois empregados e um dos sócios da lavanderia Bataline Gomes Ltda., de nome fantasia Global Serv, que funciona dentro da PED (Penitenciária Estadual de Dourados) Harry Amorim Costa, e que tem contrato com a prefeitura da cidade.

Na época, dois funcionários da empresa estavam nomeados como assessores parlamentares de Rodrigues na Câmara e um dos sócios havia feito doação para a campanha do vereador, que até dezembro do ano passado foi líder da prefeita Délia Razuk (PR) na Casa.

De acordo com o documento, o contrato foi feito com dispensa de licitação e foi encontrado indícios de superfaturamento. Os contratos são geridos pela Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados). A empresa atende uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Hospital da Vida.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

guia de bolso turístico

Com Corredor Bioceânico, Campo Grande vai lançar guia turístico ‘de bolso’ no celular

Dourados realiza nova captação de órgãos no Hospital da Vida para transplantes em MS

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Trio composto por adolescentes é suspeito pela morte de homem encontrado na estrada da Bocaina em Corumbá

Últimas Notícias

Polícia

‘Vou cortar sua cabeça’: marido vê troca de mensagens, ameaça esposa e é preso em MS

Além das ameaças, a mulher teve roupas e calçados queimados pelo homem

Cotidiano

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Lavouras de trigo que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas

Cotidiano

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Especialistas estarão à disposição para fornecer dicas de cultivo e informações sobre as características de cada espécie

Cotidiano

Sim coletivo: 45 casais se casam em cerimônia tradicional na Perpétuo Socorro

Celebração é realizada anualmente pelo Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande