Pular para o conteúdo
Política

Senadores não agiram como representantes do povo, diz Trutis sobre decreto das armas

O deputado federal de Mato Grosso do Sul Loester Trutis (PSL) considera que os senadores favoráveis ao projeto que derrubou os decretos do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que flexibilizaram o porte de armas no País, não agiram conforme a vontade da população. O parlamentar diz que vai trabalhar na Câmara para reverter essa decisão. De […]
Arquivo -
Deputado federal Loester Trutis ao lado de presidente Jair Bolsonaro (Foto: Assessoria Loester Trutis)
Deputado federal Loester Trutis ao lado de presidente Jair Bolsonaro (Foto: Assessoria Loester Trutis)

O deputado federal de Mato Grosso do Sul (PSL) considera que os senadores favoráveis ao projeto que derrubou os decretos do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que flexibilizaram o porte de armas no País, não agiram conforme a vontade da população. O parlamentar diz que vai trabalhar na Câmara para reverter essa decisão.

De acordo com Trutis, desde 2005 a maior parte dos brasileiros defende o direito de ter o porte ou posse de armas de fogo e que a própria eleição de Bolsonaro, no ano passado, foi uma demonstração desse desejo.

“Eu achei que o Senado mais uma vez, na sua grande maioria, esses 47 senadores aí, decidiram sim como vontade própria e não como representantes do povo. O brasileiro desde 2005, quando votou contra a proibição de vendas de armas no Brasil, se demonstra que o povo brasileiro é feito de cidadão armamentista”, relatou Trutis ao Jornal Midiamax nesta quarta-feira (19).

Presidente da Frente Parlamentar Armamentista, Trutis diz que vai articular com os colegas para atender a vontade dos cidadãos pró-armas através de projetos de lei e outros tipos de propostas.

“A gente vai tentar articular, vai tentar também apresentar projetos, porque o próprio presidente, quando elaborou o decreto, falou que ele iria até onde a caneta dele alcançava. Ou seja, ele sabia que a verdadeira mudança no cenário para o cidadão armamentista viria do parlamento”, relata o deputado sul-mato-grossense.

Trutis destaca que o que está em questão não é armar a população, mas “para que todo cidadão brasileiro tenha o direito de escolha de poder optar entre comprar uma arma de fogo ou não; entre ter uma arma de fogo na sua casa ou não”.

Derrubada

O plenário do Senado aprovou na terça-feira (18) a revogação do decreto do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizou o acesso da população a compra e posse de armas no Brasil. Por 47 votos a 28, os senadores aprovaram um Projeto de Decreto Legislativo (PDC), do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e de outros senadores, que susta os efeitos da flexibilização. A matéria segue agora para análise na Câmara dos Deputados. A maioria dos senadores argumentou que a alteração das regras para o acesso às armas por meio de decreto era inconstitucional e deveria ser feita por projeto de lei.

Da bancada de Mato Grosso do Sul, os senadores Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (PSL) votaram contra o projeto, já Simone Tebet (MDB) foi favorável.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)