Na , onde integra uma comitiva de parlamentares eleitos convidados pelo governo local, a senadora eleita (), rebateu as críticas recebidas do filósofo , que chamou os políticos que viajaram ao país comunistas de ‘idiotas’ e ‘semi-analfabetos’.

“O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. Brasil e China são parceiros de negócios há mais de 40 anos, e nos últimos 9 foi a nossa maior importadora”, alegou Soraya, em uma publicação em sua rede social, a senadora eleita apresentou alguns argumentos para justificar a visita à China, com tudo pago pelo governo do país asiático.

O filósofo Olavo de Carvalho, apontado por aliados do presidente da República como ‘Guru do Bolsonaro’, não poupou críticas aos parlamentares que viajaram à China para conhecer uma tecnologia de reconhecimento facial.

Antes de ler os nomes dos políticos, entre eles os eleitos por Mato Grosso do Sul Tio Trutis e Soraya Thronicke, o filósofo afirma que ‘o problema do Brasil é a ignorância, é o analfabetismo funcional, a presunção dos semianalfabetos’.

“Instalar esse sistema nos aeroportos é entregar ao governo chinês as informações sobre todo mundo que mora no Brasil (…) Vocês estão fazendo uma loucura. Vocês estão entregando o Brasil para a China. Vocês são idiotas?”, dispara Olavo.

De acordo com a correligionária do presidente Jair Bolsonaro (PSL), dos US$ 100 bilhões registrados na balança comercial entre Brasil e China. “Se alguém consegue trazer hoje para o nosso país um parceiro melhor, por favor, apresente. Quem é que banca uma retirada da China do nosso mercado? Os “caipiras” aqui têm muito o que aprender com eles”, finalizou.

Internautas ‘inundaram’ as redes sociais da senadora eleita com o vídeo de Carvalho, além de muitos questionamentos sobre a ao país comunista.