Senado recebe pedido de abertura de CPI para apurar tragédia de Brumadinho
Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de

O requerimento de criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as causas do rompimento de uma da Mina do Córrego , em , região metropolitana de Belo Horizonte (MG), foi protocolado nesta quinta-feira (7) à Secretaria-Geral da Mesa Diretora do Senado.

O requerimento continha 42 assinaturas para instalação da CPI e foi entregue pelos senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Carlos Viana (PSD-MG). Segundo o senador baiano, a expectativa é de que a investigação seja instalada ainda em fevereiro.

De acordo com o presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) o documento deve ser lido em Plenário durante sessão da próxima terça-feira (12). “Vamos reunir os líderes na terça-feira, 14h, e assim que os líderes definirem as pautas de votação, nós vamos fazer a leitura dos requerimentos que estiveram sobre a mesa”, afirmou o presidente.

Após a leitura do documento, os líderes partidários indicarão os membros integrantes da CPI. Ainda não há indicação de presidente e relator.

A Comissão Parlamentar de Inquérito tem os mesmos poderes de investigação das autoridades judiciais. Os integrantes podem realizar diligências, convocar ministros, tomar depoimentos, inquirir testemunhas e requisitar informações. Segundo Alencar, inicialmente deverão ser convocados os responsáveis pela em todos os níveis, bem como representantes da ANA (Agência Nacional de Águas) e da ANM (Agência Nacional de Mineração).

A Câmara dos Deputados também deve instalar uma CPI na próxima semana para tratar da tragédia.

Conforme o senador Carlos Viana, a barragem que se rompeu já havia se deslocado 40 centímetros nos últimos seis meses, e as empresas de monitoramento já tinham a informação de que o problema era grave. Ainda segundo ele, nove dias antes da tragédia já havia essa ameaça e, no momento do rompimento, os responsáveis pelo monitoramento estavam almoçando. (Com assessoria)