Reinaldo vai debater reforma da Previdência com governadores em Brasília
Governador Reinaldo Azambuja. (Foto: Macos Ermínio/Arquivo Midiamax)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) estará em Brasília nesta semana para se reunir com a bancada federal do Estado e discutir a agenda econômica do país com outros governadores. No encontro marcado para a quarta-feira (20), os chefes dos executivos estaduais esperam conversar diretamente com o ministro da Economia, Paulo Guedes. O Planalto não confirmou a presença do presidente Jair Bolsonaro.

A pauta econômica tinha sido definida na última reunião entre os governadores, em dezembro, como o assunto a ser tratado em fevereiro, tendo como foco as mudanças na lei previdenciária. Os governadores devem sinalizar como encaminharão as questões às suas bancadas no Legislativo.

A aposta dos chefes dos executivos é que com a solução do déficit previdenciário, o governo federal ganhe margem para ajustar outras contas, causando impacto global na economia. A expectativa dos estados é por maior distribuição de recursos e atração de investimento privado.

Há unanimidade entre os governadores em relação ao avanço de propostas que viabilizem a recuperação financeira dos estados, como a liberação de recursos e a securitização.

A proposta de securitização das dívidas está na Câmara dos Deputados e autoriza os estados a vender créditos que têm a receber dos contribuintes. Desde o primeiro encontro, pelo menos 20 governadores se uniram em defesa da aprovação do texto.

Outro ponto comum é o pedido de liberação de recursos do Programa de Recuperação Fiscal (Refis) para os estados. Também estão na pauta dos estados reformas administrativas e tributárias.

Antes de discutir a reforma da Previdência, Reinaldo Azambuja se reúne com deputados federais e senadores de Mato Grosso do Sul na terça-feira (19).

*Com Agência Brasil