O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) foi eleito, nesta quinta-feira (24), presidente do Fórum de Governadores do , consórcio formado pelos Estado de Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Tocantins, Rondônia e Maranhão.

Azambuja destacou que foi ele mesmo que havia sugerido para que o mandato no Fórum fosse de um ano, e não dois como acontecia, para garantir, segundo ele, ‘alternância' no poder, garantindo dinâmica ao grupo.

“Passamos pela fase de criação (do Consórcio), organização e efetividade das ações, para ter benefícios e trabalhar conjuntamente uma política com uma visão Brasil global”, destacou Reinaldo.

Segundo Reinaldo, os governadores dos sete Estados querem aprofundar algumas discussões que resultem no aumento dos investimentos federais, principalmente no que diz respeito à ampliação das exportações da região.

Os governadores também estudam a criação de um programa nacional de defesa das fronteiras, bem como a compra compartilhada de medicamentos.

“Com as compras compartilhadas, você aumenta sua capacidade de comprar melhor, aumenta o poder de barganha e diminui custos aos 7 Estados”, frisou Azambuja.

Além do governador de MS, os secretários Eduardo Riedel (PSDB), de Governo, e Jaime Verruck, de Desenvolvimento, também foram indicados para compor o Conselho de Administração do Consórcio Brasil Central.