Pular para o conteúdo
Política

Reinaldo confirma mudança na idade mínima e tempo de serviço para servidores de MS

Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB) confirmou nesta terça-feira (26) que encaminhou na segunda (25) o texto da reforma da previdência estadual à Assembleia Legislativa aos moldes da reforma federal, com alterações no tempo de contribuição e idade de aposentadoria. De acordo com Azambuja, o texto é uma réplica da reforma do […]
Arquivo -
(Marcos Ermínio
(Marcos Ermínio

Governador de Mato Grosso do Sul, (PSDB) confirmou nesta terça-feira (26) que encaminhou na segunda (25) o texto da reforma da previdência estadual à Assembleia Legislativa aos moldes da reforma federal, com alterações no tempo de contribuição e idade de aposentadoria.

De acordo com Azambuja, o texto é uma réplica da reforma do presidente Jair Bolsonaro. “Não tem nenhuma inovação. É uma lei ordinária que trata de idade, tempo de contribuição, igualzinho ao que foi aprovado no governo federal”, disse durante agenda, na inauguração da Gameleira.

Apesar de informações sobre o texto estarem circulando desde o final de semana, Reinaldo disse que o texto foi apresentado na segunda aos parlamentares, durante reunião na Casa, onde esteve para tratar da proposta.

“Torço e tenho pedido ao Paulo [Corrêa, presidente da Assembleia]. Tive reunião ontem para que possam acelerar o trâmite para ter isso definido ainda neste ano”, confirmou. Segundo Reinaldo, os municípios podem inserir a reforma apenas com aprovação do texto no legislativo municipal.

Nesta terça, deputados participaram de reunião na Governadoria com o secretário de Governo Eduardo Riedel. Apesar de terem ido para se informar sobre o projeto, o líder de Reinaldo, deputado (DEM), disse apenas que o texto deve ser igual ao federal.

Para isso, seria preciso que as Câmaras Municipais aprovassem uma emenda constitucional com o texto estadual da reforma.

Mudanças

Caso o texto seja idêntico ao federal, a idade mínima vai para 62 anos para mulheres e de 65 anos para homens após o período de transição, com tempo mínimo de contribuição de 25 anos para ambos os sexos, 10 anos de serviço público e cinco anos no cargo para a aposentadoria.

Também haveria elevação da alíquota de contribuição de 11% para 14%, a elevação do prazo de contribuição, além da retirada de direitos da carreira, como quinquênio.

Os trabalhadores a mais de dois anos da aposentadoria terão um pedágio de 100% sobre o tempo faltante para ter direito ao benefício, desde que tenham 60 anos (homens) e 57 anos (mulheres) e 35 anos de contribuição (homens) e 30 anos de contribuição (mulheres). No caso dos servidores públicos que entraram antes de 2003, o pedágio daria direito à integralidade e à paridade.

Para professores, a idade mínima de aposentadoria reduziria para 55 anos (homens) e 52 anos (mulheres), com cumprimento do pedágio de 100%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sites do Governo retornam após instabilidade interromper serviços na terça

VÍDEO: Perseguição da PRF acaba com traficante preso no Jardim Pênfigo em Campo Grande

Morre o jornalista e advogado Cícero da Conceição

Projeto científico incentiva estudantes indígenas a criarem soluções para acesso à água

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

João Neto tem registro da OAB suspenso após agredir namorada

Últimas Notícias

Polícia

Grupo alvo de operação em que ‘Choquito’ morreu era organizado e tinha divisão de tarefas em MS

Foram apreendidos veículos, celulares e motocicletas

Transparência

Prefeitura prorroga contrato de R$ 6 milhões com fornecedora de estrutura para eventos

O contrato teve início em 2023.

Transparência

Concessionária vence leilão da Aena para produção de mídia em aeroportos de MS

As propostas vencedoras somaram cerca de R$ 1,5 bilhão, valor que o consórcio deverá pagar à Aena

Emprego e Concurso

‘Emprega CG’ ofertará 1 mil vagas de emprego no Parque Jacques da Luz

No local, haverá empresas de 19 segmentos, com vagas para 39 diferentes funções