Pular para o conteúdo
Política

Reinaldo aposta em PDV e corte de gastos para evitar problemas com salários

Mesmo garantindo que Mato Grosso do Sul não planeja reduzir jornada ou salário de servidores públicos, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou, durante agenda na manhã desta sexta-feira (8), que é preciso ‘austeridade’ com a gestão para garantir normalidade no pagamento do funcionalismo estadual. O tucano citou a reforma administrativa aprovada pela Assembleia no final […]
Arquivo -

Mesmo garantindo que Mato Grosso do Sul não planeja reduzir jornada ou salário de servidores públicos, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) destacou, durante agenda na manhã desta sexta-feira (8), que é preciso ‘austeridade’ com a gestão para garantir normalidade no pagamento do funcionalismo estadual.

O tucano citou a reforma administrativa aprovada pela Assembleia no final e 2018, que, segundo ele, garantiu redução de comissionados e , e o PDV (Plano de Demissão Voluntária), que deve ser encaminhado ao legislativo estadual nos próximos dias, como ferramentas para manter o Estado longe da ‘calamidade financeira’ vivida, por exemplo, no e .

A fala do governador acontece um dia após o titular da Sefaz-MS (Secretaria de Estado de Fazenda), Felipe Mattos, descartar que o documento encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal) por oito Estados, incluindo Mato Grosso do Sul, tenha o intuito de permitir cortes no salário e/ou jornada dos quase 75 mil servidores estaduais.

“Estamos fazendo todo o esforço para não ultrapassar (limite na despesa com pessoal), mas é que a despesa de pessoal impacta mesmo sem você dar aumento, porque tem o crescimento vegetativo da folha”, afirmou Azambuja.

O chamado ‘aumento vegetativo’ diz respeito aos reajustes legalmente previstos no vencimento dos servidores, como progressão funcional, adicional por tempo de serviço, e outras promoções que garantem acréscimo no salário.

Reinaldo reafirmou o que foi dito pelo titular da Sefaz, de que MS apenas assinou um posicionamento jurídico com outros oito estados defendendo a legalidade da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

Ainda de acordo com o governador, Mato Grosso do Sul ainda não ultrapassou o chamado limite máximo imposto pela LRF no gasto com pessoal. “Se a despesa cresce e a receita não aumenta, você não tem milagre para sair do prudencial”, alegou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em jogo equilibrado, Operário empata mais uma em casa pelo Brasileirão Série D

Ciclista atropelada

Vídeo de ciclista atropelada em Campo Grande viraliza e gera debates até fora do Brasil

Carro recheado de entorpecentes capota na MS-164; motorista fugiu do local

alems

Deputados de MS aprovaram 5% de aumento salarial a servidores e outros 10 projetos durante a semana

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Mulher denuncia abuso durante massagem gratuita em ação de Dia das Mães em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Com gols de Maicon e Vegetti, Vasco supera Vitória que afunda na tabela do Brasileirão

Com a vitória, o Vasco chegou aos seis pontos e saltou para a 13ª colocação, respirando um pouco mais aliviado na tabela

Loterias

Confira os números sorteados nas Loterias Caixa neste sábado em seis modalidades

Foram sorteados prêmios nas modalidades +Milionária, Dia de Sorte, Mega-Sena, Quina, Timemania e Lotofácil

Esportes

Fortaleza impõe goleada histórica sobre o Juventude e respira no Brasileirão

Vitória impulsionou o Leão para fora da indesejada zona de rebaixamento

Polícia

Mesmo após morte no Pantanal, jovem filma e divulga prática de ceva à onça em MS

O vídeo foi publicado no fim da manhã deste sábado (10), mas removido antes das 18h.