Projeto que cobra ressarcimento de presos pode ser votado no Senado essa semana
O Senado pode votar nesta semana em plenário a lei que, se aprovada, vai obrigar presos a ressarcirem o Estado com os gastos realizados durante o período em que cumpriu pena, como manutenção de permanência nos presídios. O projeto é de autoria do ex-senador sul-mato-grossense Waldemir Moka (MDB). A pauta chegou a entrar em discussão […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Senado pode votar nesta semana em plenário a lei que, se aprovada, vai obrigar presos a ressarcirem o Estado com os gastos realizados durante o período em que cumpriu pena, como manutenção de permanência nos presídios. O projeto é de autoria do ex-senador sul-mato-grossense Waldemir Moka (MDB).
A pauta chegou a entrar em discussão em maio, mas voltou à CDH (Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa) para alterações, já que havia receio de que os presos fossem colocados em trabalhos forçados ou mesmo piorar a situação de condenados endividados, dificultando sua reintração social.
Na CDH, a questão foi aprovada com parecer favorável da também sul-mato grossense Soraya Thronicke (PSL). Ela apresentou um substitutivo com várias mudanças. Uma delas garante que, na a ausência de uma sentença definitiva, tais ressarcimentos estão impedidos de serem cobrados.
Nesses casos, as quantias recebidas pelo Estado serão depositadas judicialmente e deverão ser revertidas para o pagamento das despesas somente no caso de condenação final. Em caso de absolvição, os valores depositados serão devolvidos ao preso.
A versão aprovada na CDH também traz um teto no desconto das despesas com a manutenção do preso, caso ele não tenha condições de arcar com todos os custos. Nestas situações, o abatimento será fixado em até um quarto da remuneração recebida por ele.
Também buscando atender detentos sem condições financeiras, a relatora sugere a suspensão da exigibilidade do débito por até cinco anos, para que haja tempo de mudança na condição econômica do devedor.
*com Agência Senado
Notícias mais lidas agora
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
- Faccionados do PCC quebram parede de cela e fogem do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem é baleado na perna após desconhecido invadir festa no Jardim Presidente
Vítima foi atingida na coxa e socorrida por amigos até unidade de saúde
Campo Grande tem dez trechos interditados neste sábado; confira
A maior parte das interdições ocorrem devido a eventos natalinos
Marcado por extremos, 2024 foi alerta sobre impacto de mudanças climáticas em MS
A falta de chuva e o volume intenso também foram destaques no monitoramento e na necessidade de políticas públicas diante dos extremos
Sábado tem 27 voos previstos para chegar e sair no Aeroporto de Campo Grande
Voo previsto para sair em direção à Brasília, foi cancelado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.