Pular para o conteúdo
Política

Projeto de lei quer dar autonomia para controlador-geral demitir servidores

Projeto de Lei enviado pelo Governo de Mato Grosso do Sul para a ALMS (Assembleia Legislativa), muda artigos da Constituição Estadual e autoriza o controlador-geral do Estado a aplicar, em casos de processos administrativos disciplinares, a penalidade de demissão aos servidores, além de cassação de aposentadorias. A proposta chegou na Casa de Leis no dia […]
Arquivo -
Sede do Governo de Mato Grosso do Sul
Sede do Governo de Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei enviado pelo Governo de para a ALMS (Assembleia Legislativa), muda artigos da Constituição Estadual e autoriza o controlador-geral do Estado a aplicar, em casos de processos administrativos disciplinares, a penalidade de demissão aos servidores, além de cassação de aposentadorias.

A proposta chegou na Casa de Leis no dia 29 de agosto e deve passar pela (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) ainda nesta semana, para depois ir ao plenário ser apreciada e votada pelos deputados.

De autoria do governo estadual, o projeto altera e acrescenta redações na Lei Complementar de 9 de dezembro de 2016, para assim, atribuir ao controlador-geral do Estado a competência para aplicar,  no caso dos processos administrativos disciplinares, a penalidade de demissão, desde que tenha sido delegado pelo governador do Estado.

Conforme a justificativa do projeto, a mudança é possível pois, na Lei Estadual de 10 de outubro de 1990, consta que o governador é a autoridade competente para proceder à aplicação da pena disciplinar de demissão, atribuição essa de natureza privativa e não exclusiva. Portanto, a questão em si é passível de delegação aos secretários estaduais. 

Se aprovada, a lei vai se adequar com a estrutura e a organização da Controladoria-Geral do Estado, que garantiu ao respectivo titular as mesmas prerrogativas, impedimentos, direitos e obrigações de secretário estadual.

Ainda segundo a justificativa do projeto, o controlador-geral será equiparado e incluído no rol de autoridades competentes para a instauração de processo disciplinar e a designação de comissão processante. 

Com essas medidas, o controlador-geral e os próximos governadores terão amparo para aplicar a sanção disciplinar que melhor atenda ao interesse público, dentro dos limites legais, além de diminuir o volume de ações anulatórias no Poder Judiciário, fundadas em ausência de previsão legal. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

A caminho de Brasília vereadores de MS sofrem acidente após motorista sofrer mal súbito

Mau cheiro denuncia corpo de idoso em decomposição dentro de apartamento em Campo Grande 

Abduzido

Raquel decide vender sanduíches na praia: Resumo Vale Tudo, capítulo do dia 09/04/2025

Notícias mais lidas agora

Após licitação marcada por denúncias, MPMS vai pagar R$ 24,6 milhões em data center

Evento realizado na Santa Casa

Com déficit de R$ 13 milhões e superlotação, Santa Casa atribui crise ao subfinanciamento do SUS

Autor de feminicídio a golpes de pá contra a própria mãe fica em silêncio durante audiência

Marco prepara armadilha para Osmar: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 09/04/2025

Últimas Notícias

Polícia

Ameaças teriam motivado assassinato de Paulo e dono de bar se entrega a polícia em MS

Paulo foi morto a tiros e encontrado em frente ao bar

Bastidores

[ BASTIDORES ] Anistia dominou sessão e rendeu até ameaça

Vereadores se dividiram entre opiniões e questionamentos

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Deputado federal Arlindo Chinaglia será o novo líder da Maioria na Casa

A confirmação veio na reunião de líderes que ocorreu entre portas ontem

Sérgio Cruz - O dia na história

1870 – Porto livre para os ingleses em Corumbá

Acusando o recebimento de aviso do fim da Guerra do Paraguai, o governo britânico aproveita para agradecer ao Brasil a concessão de “isenção, concedida por dois anos, dos direitos de exportação e consumo ao porto de Corumbá, em Mato Grosso”: “Legação de Sua Majestade. Petrólis, 9 de abril de 1870 – sr. ministro – Tenho … Continued