Pular para o conteúdo
Política

Presidente do Supremo revoga decisão de Fux e autoriza entrevista de Lula

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, revogou, nesta quinta-feira (18), a decisão do ministro Luiz Fux, que proibia a entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo, e ao jornalista Florestan Fernandes, e agora ele poderá ser entrevistado na cela em que […]
Arquivo -

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), , revogou, nesta quinta-feira (18), a decisão do ministro Luiz Fux, que proibia a entrevista do ex-presidente Luiz Inácio da Silva a jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de , e ao jornalista Florestan Fernandes, e agora ele poderá ser entrevistado na cela em que está preso, na sede da Polícia Federal de Curitiba (PR). As informações são da Revista Consultor Jurídico.

A decisão foi divulgada no mesmo dia em que o ministro Alexandre de Moraes revogou a própria decisão que determinou a retirada do ar de reportagem da revista Crusoé e do site O Antagonista que menciona o presidente da corte citando a delação de Marcelo Odebrecht.

A medida proferida por Fux suspendia outra, do ministro Ricardo Lewandowski, que afirmou que a negativa dada pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) era censura prévia. No mesmo dia, porém, o ministro Luiz Fux, vice-presidente no exercício da presidência, cassou a decisão. A justificativa dele foi a possibilidade de que as declarações de Lula influenciassem nas eleições, que estavam próximas.

Toffoli atendeu a uma reclamação encaminhada por Lewandowski ainda em dezembro. O relator enviou ao presidente do Supremo uma petição apontando que a liminar de Fux transitou em julgado. Afirmava, ainda, que a argumentação que proibia a entrevista “foi esvaziada” após o pleito eleitoral.

“Operado, portanto, o trânsito em julgado da ação principal, que foi objeto questionamento neste incidente, há de se reconhecer a perda superveniente de objeto, atingindo, por consequência, os efeitos da liminar anteriormente deferida em toda sua extensão”, disse Toffoli na decisão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
mamão

Enquanto a maçã e o mamão encarecem, preços do limão e da batata caem na Ceasa-MS

Detentos são absolvidos por assassinato de jovem que matou Danilo em Campo Grande

corrida

Bonito recebe circuito nacional de corrida no fim de semana

Com aumento de 3.500%, MS lidera crescimento de acidentes com escorpiões no país

Notícias mais lidas agora

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Último dia de missão contra tarifaço, senadores de MS têm reuniões e coletiva de imprensa

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO mostra homem sendo esfaqueado e gritos de socorro em Campo Grande

Morador em situação de rua foi esfaqueado por sete vezes

Famosos

Jogadores do Internacional traem esposas com filha de empresário; saiba detalhes

Quatro jogadores do Internacional teriam se envolvido com uma mesma mulher – a filha de um empresário influente no clube; entenda

Polícia

VÍDEO: De tornozeleira, médico que agrediu ex-mulher faz ameaças em Campo Grande

A mulher já registrou 3 boletins de ocorrência contra o médico

Mundo

VÍDEOS: Veja estragos de maior terremoto em 14 anos que atingiu Rússia, Japão e outros países

Tremor de magnitude de 8,8 causou tsunamis na Rússia e Japão